A Novo Nordisk vai começar a vender o popular medicamento para obesidade Wegovy na Alemanha este mês, mas apenas pessoas que pagam do próprio bolso ou têm planos de saúde privados poderão obtê-lo.
Segundo a “Reuters”, uma lei alemã com décadas proíbe os planos de saúde públicos de pagar por medicamentos para perda de peso, colocando-os ao lado de comprimidos para impotência ou calvície, como se o problema se tratasse de uma escolha de estilo de vida, e não uma necessidade de saúde.
Isso significa que o custo do Wegovy, cujo preço de tabela nos EUA é de 1.350 dólares por mês, não será reembolsado para 90% dos alemães cobertos por tais planos. A Novo Nordisk ainda não definiu um preço para a Wegovy na Alemanha, o maior mercado farmacêutico da Europa.
A postura da Alemanha em relação aos medicamentos para a perda de peso está entre as mais rígidas, embora a proporção de cidadãos com excesso de peso esteja acima da média da União Europeia.
Alguns médicos argumentam que Wegovy poderá ajudar a conter uma vaga de doenças relacionadas com o peso, como doenças cardíacas ou dores nas articulações, que são consideradas caras de se tratar.
Martin Merkel, professor de medicina e membro da Sociedade Alemã de Endocrinologia, disse que o medicamento oferece uma “oportunidade muito, muito boa” para reduzir o peso e prevenir doenças subsequentes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com