[weglot_switcher]

Alexandra Leitão assume derrota em Lisboa

Alexandra Leitão promete “lealdade” a quem ganhou como também “uma oposição rigorosa, firme e propositiva”. Agradece ao Bloco, ao PAN e ao Livre a “coragem da convergência” que “ficará para sempre averbada nas nossas consciências”, numa farpa indireta ao PCP, que recusou integrar a frente de esquerda na disputa pela maior autarquia do país.
13 Outubro 2025, 00h34
Em atualização

Alexandra Leitão, líder da coligação que em Lisboa juntou o PS, Bloco de Esquerda, Livre e PAN, assumiu a derrota nas eleições autárquicas deste domingo. “Estou aqui para assumir a derrota nestas eleições”, começou por dizer a socialista num discurso já depois da meia noite e já depois de ter transmitido a Carlos Moedas os parabéns, desejando ao autarca boa sorte para o mandato que agora inicia.

“Esta foi uma caminhada longa, muito boa, muito bonita, de uma convergência que não me arrependo um segundo de ter feito”, disse, recebendo aplausos.

“Como todas as convergências que se orientam pelo bem e pelo serviço público, valem sempre a pena”, acentuou Alexandra Leitão. “Naturalmente, assumo inteiramente o resultado que não foi aquele que queríamos, mas em democracia é assim mesmo”, afirmou a socialista, prometendo lealdade a quem ganhou como também “uma oposição rigorosa, firme e propositiva”.

Numa farpa indireta ao PCP, Alexandra Leitão disse: “As convergências, quanto mais amplas, melhor, mas estamos aqui muito satisfeitos com caminho feito”. “Naturalmente que a responsabilidade do resultado pior é exclusivamente meu, mas lá estarei também para assumir a oposição na vereação no mandato que os lisboetas nos deram”.

Alexandra Leitão agradeceu, por fim, aos quatro partidos que integraram a coligação, PS, Livre, BE, e PAN. “A coragem da convergência ficará para sempre averbada nas nossas consciências”.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.