Depois de aumentar os juros em todas as reuniões desde julho de 2022, “esperamos que o Banco Central Europeu (BCE) faça uma pausa – e as mantenha inalteradas na sua reunião de amanhã, 26 de outubro. Os dados macroeconómicos recentes e um cenário de tensões geopolíticas acrescidas reforçam a causa de uma pausa. A inflação está a desacelerar, passando de 5,2% em agosto para 4,3% em setembro em termos homólogos, e o crescimento está a abrandar na Zona Euro”, refere Franck Dixmier, diretor global de investimentos da Allianz Global Investors (AllianzGI).
Mas esta pausa não é um sinal do que está para vir. “O BCE ainda não pode declarar vitória sobre a inflação, como sublinhou a sua presidente Christine Lagarde na reunião anual do FMI em Marraquexe. A inflação subjacente continua elevada, situando-se em 4,5% em setembro em termos anuais, devido, nomeadamente, a um ciclo salários-preços que ainda não está sob controlo”.
Além disso, “a crise no Médio Oriente está a reavivar o risco de um choque na oferta relacionado com o aumento dos preços do petróleo. As últimas previsões do BCE em matéria de inflação, comunicadas na sua reunião de 14 de setembro, apontavam para um barril de petróleo nos 82,7 dólares em 2024 e 77,9 dólares em 2025. Estes pressupostos parecem agora modestos”. A ‘concorrente’ Goldman Sach diz mesmo que o Brent pode ultrapassar a fasquia dos 100 dólares algures no próximo ano.
“Esperamos que o banco central da zona euro adote uma posição neutral na quinta-feira, insistindo que será guiado mais do que nunca pelos dados macroeconómicos e pelos riscos associados”.
Na perspetiva de Franck Dixmier, “o BCE ainda não atingiu a sua taxa de juro terminal. Embora o seu único compromisso seja a estabilidade dos preços; os riscos acrescidos de recessão não deverão travar novas subidas dos juros. Acreditamos também que as taxas de juro de longo prazo ainda não atingiram o seu máximo na Zona Euro”.
Os mercados continuam a subestimar o potencial de novas subidas dos juros. Qualquer reajustamento das expetativas irá alimentar as tensões nos mercados obrigacionistas, conclui o analista.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com