[weglot_switcher]

Alves Monteiro deixa de ser CEO da Media Capital a 24 de novembro

Luís Cunha Velho, que nos últimos meses desempenhou as funções de Assessor do Conselho de Administração, por acumulação com as funções de Vogal do Conselho de Administração da TVI, vai assumir, transitoriamente, o lugar de CEO do Grupo Media Capital, dando tempo para que a nova estrutura acionista proceda à escolha de um novo CEO.
10 Novembro 2020, 19h27

A Assembleia Geral da Media Capital elege, no próximo dia 24 de novembro, os novos órgãos sociais, designadamente o novo Conselho de Administração.  A dona da TVI anuncia que Manuel Alves Monteiro não o vai integrar e assim deixa, nessa data, de ser CEO do Grupo. Assim, cessa funções ao mesmo tempo que o fazem os restantes cinco membros do Conselho de Administração indicados pelo anterior acionista maioritário (Prisa).

Em abril passado, Manuel Alves Monteiro foi escolhido pela Prisa para ser Administrador não executivo e, posteriormente, para ser CEO do Grupo da Media Capital.

Luís Cunha Velho, que nos últimos meses desempenhou as funções de Assessor do Conselho de Administração, por acumulação com as funções de Vogal do Conselho de Administração da TVI, vai assumir, transitoriamente, o lugar de CEO do Grupo Media Capital, dando tempo para que a nova estrutura acionista proceda à escolha de uma solução de gestão executiva definitiva.

A Media Capital, grupo detentor de meios como TVI, Rádio Comercial e M80, era, até agora, detida maioritariamente pela espanhola Prisa, que, através da subsidiária Vertix, detinha uma participação de 64,47% no capital do grupo. À Pluris Investments, de Mário Ferreira, cabia uma participação de 30,22% e 5,31% estavam nas mãos de pequenos acionistas e do banco galego Abanca, que detém 5,05% do capital da empresa.

Entretanto “várias vendas de ações, que no total representam 43,27% do capital social da Media Capital detido pela Vertix, foram realizadas com uma pluralidade de investidores”.

Com a saída da Prisa, a Pluris Investments, do patrão da Douro Azul ficou com 30,22%.  Segue-se a Triun, SGPS, com 23%. O grupo de Paulo Gaspar, filho do presidente da Lusiaves comprou mais 3% do que tinha sido anteriormente divulgado.

A Biz Partners passou a deter 10.118.339 ações do capital da dona da TVI, o que corresponde a uma participação qualificada de 11,9725% no capital. A sociedade é agora dominada pela Hiper Go, com 33,4% que “tem como beneficiário efetivo Miguel Maria Bragança Cunha Osório Araújo”. Tony Carreira pertence ao grupo de investidores Biz Partners, com 8,3%, mas sem o grupo industrial Tensai na sua estrutura acionista, ao contrário do que tinha sido divulgado em setembro.

A CIN – Corporação Industrial do Norte é o terceiro maior acionista com 11,2%. Depois A Zenithodyssey tem 10% e é uma sociedade recém construída e que é gerida pelo empresário Rui Armindo Freitas. É uma sociedade detida em 50% pelo grupo de tintas CIN, da Maia. Recorde-se que na sua administração, a CIN conta com Manuel Alves Monteiro.

Há mais acionistas da Zenithodyssey  como o empresário Filipe Barbosa Carvalho é dono da Volume Volátil, sociedade constituída no último dia de agosto; mas ainda o grupo têxtil Polopique, do empresário Luís Lopes Guimarães, e a Zafgest, que pertence a Rui Armindo Freitas, eleito para a assembleia municipal de Guimarães pelo PSD e que assume o papel de gerente desta sociedade-veículo. A Alfredo & Costa – Imobiliária termina este leque de acionistas.

A Fitas & Essências, controlada por Stéphane Rodolphe Picciotto, detém 3% da Media Capital, tal como a DoCasal Investimentos (DCI), da apresentadora Cristina Ferreira, que regressou à TVI e tornou-se na nova diretora do canal, com 2,5%, na sequência da saída da Prisa.

O cantor Pedro Abrunhosa passou a participação qualificada de 2% na dona da TVI da Boom Studios para a Trovas e Acordes Unipessoal, do mesmo beneficiário efetivo.

No passado dia 4 de setembro, o grupo espanhol Prisa anunciou a venda da sua posição de 64,47% da Media Capital por 36,85 milhões de euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.