[weglot_switcher]

Amazon e Iberdrola celebram primeiro acordo de compra de energia em Portugal

Os novos acordos incluem um acordo de compra de energia (PPA) para Portugal, que vai ter origem no complexo eólico do Tâmega, e vai contar com 219MW, tornando-se o maior parque eólico em Portugal. A sua construção está prevista para este ano.
3 Fevereiro 2025, 14h40

A Amazon e a Iberdrola adicionaram mais 475 megawatts (MW) de acordos de compra de energia (PPA) à sua parceria global em energias renováveis, assim como a expansão desta parceria para mais cinco países. Em comunicado as empresas referem que Portugal é um dos novos países.

Os novos acordos incluem um PPA para Portugal, que vai ter origem no complexo eólico do Tâmega, e vai contar com 219MW, tornando-se o maior parque eólico em Portugal, a sua construção está prevista para este ano.

Este projeto, que conta com um investimento de 350 milhões de euros da Iberdrola, vai alimentar o consumo equivalente a 128 mil casas por ano e criar 700 postos de trabalho no pico da sua construção

Espanha também vai receber dois PPA de escala fechada, para um total de 257 MW de energia solar e eólica. Em conjunto, os três projetos, Portugal e Espanha, equivalem a 1.093 GWh de eletricidade livre de carbono por ano, o suficiente para abastecer cerca de 300 mil casas por ano.

A central fotovoltaica solar em Espanha vai ter uma capacidade de 212 MW, e vai produzir energia limpa para abastecer cerca de 150 mil casas por ano. Este projeto conta com um investimento de 200 milhões de euros da Iberdrola.

Atualmente as empresas possuem quatro PPA nos Estados Unidos, dois na Alemanha e dois no Reino Unido.

Esta parceria, que remonta a 2022, já fez com que a Amazon contratasse mais de 66 mil GWh de energia renovável, em todo o mundo, à Iberdrola.

Lindsay McQuade, diretora de energia para EMEA na Amazon, afirma que “a empresa está empenhada na sua transição para energia sem carbono. Queremos atingir os objetivos do nosso Acordo Climático e apoiar a transição da Europa para fontes de energia mais sustentáveis”.

“Com a Amazon, temos uma parceria que corresponde também ao nosso próprio compromisso: o de desenvolver energia sustentável e impulsionar a transição energética em todo o mundo. Na Iberdrola temos um extenso portefólio global de renováveis, mas procuramos continuamente expandir parcerias, acelerar a descarbonização e apoiar as empresas a atingir os seus objetivos climáticos”, refere Aitor Moso Raigoso, Vice-presidente executivo responsável pelo setor de negócio com o cliente da Iberdrola.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.