[weglot_switcher]

Amazon investe quatro mil milhões na Anthropic, rival da OpenAI

A Amazon continua a apostar em IA, e isso vê-se nos investimentos que tem feito nos últimos anos. Com mais recente financiamento, Anthropic já recebeu oito mil milhões da Amazon.
Anthropic
Anthropic logo is seen in this illustration taken May 20, 2024. REUTERS/Dado Ruvic
25 Novembro 2024, 10h35

A Amazon voltou a fazer um forte investimento na Anthropic, a startup de Inteligência Artificial (IA) rival à dona do ChatGPT. Trata-se de um financiamento de quatro mil milhões de dólares, o que aumenta o total financiamento para oito mil milhões de dólares.

A empresa criadora do Claude, e criada por antigos executivos da OpenAI, indica que a Amazon vai manter a sua posição de acionista minoritária. No entanto, as ligações com a empresa fundada por Jeff Bezos estendem-se.

Isto porque a Amazon Web Services (AWS) vai tornar-se na principal parceira da Anthropic no que refere à cloud (nuvem). A Anthropic passa então a utilizar os chips AWS Trainium e Inferentia para treinar a implementar os seus maiores modelos de IA no mercado.

Mas o investimento da para os dois lados, uma vez que os clientes da AWS vão ter “acesso antecipado” a recursos da Anthropic, nomeadamente à capacidade de realizar ajustes aos seus próprios dados no Claude.

A Amazon já tinha apontado um investimento de 2,75 mil milhões de dólares à Anthropic em março passado, sendo o maior investimento externo que a tecnológica já fez em 30 anos. Em setembro de 2023 já tinha revelado um financiamento de 1,25 mil milhões.

Este investimento da Amazon segue as suas concorrentes, nomeadamente a Microsoft, que tem investido fortemente na OpenAI. A aposta da empresa fundada por Bill Gates já soma cerca de 13 mil milhões de dólares, sendo que o último financiamento ficou aquém de mil milhões de dólares, quando a empresa alcançou uma avaliação de 157 mil milhões de dólares. Neste mesmo investimento, o mercado esperava investimentos por parte da Apple, Microsoft e Nvidia, sendo que apenas as duas últimas tecnológicas cumpriram.

A dona do Claude estará à procura para levantar mais investimento, sendo o seu objetivo ser avaliada entre os 30 mil milhões e 40 mil milhões de dólares, mais do que duplicando a avaliação que recebeu no início do ano.

Lembrar que em outubro do ano passado, a Google procedeu a um investimento de dois mil milhões de dólares na Anthropic, num negócio que foi alvo de investigação pelo regulador britânico, mas que não teve consequências.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.