A Amazon voltou a fazer um forte investimento na Anthropic, a startup de Inteligência Artificial (IA) rival à dona do ChatGPT. Trata-se de um financiamento de quatro mil milhões de dólares, o que aumenta o total financiamento para oito mil milhões de dólares.
A empresa criadora do Claude, e criada por antigos executivos da OpenAI, indica que a Amazon vai manter a sua posição de acionista minoritária. No entanto, as ligações com a empresa fundada por Jeff Bezos estendem-se.
Isto porque a Amazon Web Services (AWS) vai tornar-se na principal parceira da Anthropic no que refere à cloud (nuvem). A Anthropic passa então a utilizar os chips AWS Trainium e Inferentia para treinar a implementar os seus maiores modelos de IA no mercado.
Mas o investimento da para os dois lados, uma vez que os clientes da AWS vão ter “acesso antecipado” a recursos da Anthropic, nomeadamente à capacidade de realizar ajustes aos seus próprios dados no Claude.
A Amazon já tinha apontado um investimento de 2,75 mil milhões de dólares à Anthropic em março passado, sendo o maior investimento externo que a tecnológica já fez em 30 anos. Em setembro de 2023 já tinha revelado um financiamento de 1,25 mil milhões.
Este investimento da Amazon segue as suas concorrentes, nomeadamente a Microsoft, que tem investido fortemente na OpenAI. A aposta da empresa fundada por Bill Gates já soma cerca de 13 mil milhões de dólares, sendo que o último financiamento ficou aquém de mil milhões de dólares, quando a empresa alcançou uma avaliação de 157 mil milhões de dólares. Neste mesmo investimento, o mercado esperava investimentos por parte da Apple, Microsoft e Nvidia, sendo que apenas as duas últimas tecnológicas cumpriram.
A dona do Claude estará à procura para levantar mais investimento, sendo o seu objetivo ser avaliada entre os 30 mil milhões e 40 mil milhões de dólares, mais do que duplicando a avaliação que recebeu no início do ano.
Lembrar que em outubro do ano passado, a Google procedeu a um investimento de dois mil milhões de dólares na Anthropic, num negócio que foi alvo de investigação pelo regulador britânico, mas que não teve consequências.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com