[weglot_switcher]

Amazon investe mais 2,5 mil milhões de euros em startup de Inteligência Artificial

A Anthropic recebeu a segunda tranche da Amazon, que fez o seu maior o investimento de sempre numa startup: 3,7 mil milhões de euros. Tecnológica fundada por ex-funcionários da OpenAI tem captado financiamento de empresas como Google, Salesforce ou Zoom.
  • Amazon
27 Março 2024, 18h55

Inteligência Artificial (IA), a quanto obrigas. A Amazon anunciou esta quarta-feira que completou o seu maior investimento em 30 anos de história numa startup: quatro mil milhões de dólares (ou 3,7 mil milhões de euros). A Anthropic, que tem captado a atenção das maiores tecnológicas do mundo pelo expertise nos algoritmos, recebeu mais 2,75 mil milhões de dólares (2,54 mil milhões de euros).

Esta foi a segunda tranche do financiamento que começou em setembro de 2023, quando a gigante do e-commerce e da cloud desembolsou 1,25 mil milhões de dólares (1,16 mil milhões de euros) em notas conversíveis (convertible notes) na startup de IA fundada por Daniela Amodei e Dario Amodei, antigos funcionários da OpenAI, durante a pandemia.

Nascida em 2021, a Anthropic está por detrás do Claude 2, o chatbot concorrente do ChatGPT, que é capaz de resumir até 75 mil palavras e é utilizado por empresas como a Slack, depois de um financiamento da Salesforce, da Notion e da Quora.

A empresa com sede em São Francisco, que também recebeu investimento da Zoom, foi avaliada no início do ano passado em 4,1 mil milhões de dólares (na ordem dos 3,9 mil milhões de euros). Até a Google fez um investimento de 2 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros), cerca de um mês após ter injetado 300 milhões de dólares (284 milhões de euros).

O acordo entre a Amazon e a Anthropic estabelece também que a Anthropic passa a utilizar Amazon Web Services (AWS) como principal fornecedor de cloud (armazenamento na nuvem) em determinados fluxos de trabalho – nomeadamente desenvolvimento de modelos básicos no futuro – e chips AWS Trainium e Inferentia.

Delta Air Lines, Pfizer, Ricoh EUA ou Siemens são quatro das empresas internacionais que utilizam o Amazon Bedrock, o serviço da AWS em código aberto que permite a construção de modelos fundacionais (sistemas de IA) e inclui o “Claude” da Anthropic.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.