[weglot_switcher]

Anúncios fraudulentos em torno do investimento em ações da Galp levam a alerta da CMVM

O regulador alerta que “estes anúncios também não são promovidos pela entidade emitente Galp Energia com ações admitidas à negociação na Euronext Lisbon e sujeita à supervisão da CMVM”.
2 – Galp Energia
26 Junho 2024, 21h36

Quem passasse os olhos pelo Instagram ou pelo Facebook deparava-se com anúncios da Galp Energia a prometer avultados ganhos com o investimento em ações da petrolífera remetendo para uma plataforma que pedia dados. Alguns mesmo com alegadas citações de Paula Amorim.

“Ao adquirir ações Galp poderá obter um rendimento mensal estável de oito mil euros ou mais”, lia-se num dos anúncios patrocinados.

“Multiplique os seus fundos com a Galp” ou “Todos os portugueses têm a oportunidade de comprar 10 ações da Galp por apenas 250 euros” ou mesmo “O Governo português está a lançar uma oportunidade de investimento na Galp”, eram outros dos slogans nos anúncios que pululavam pelas redes sociais.

O Jornal Económico questionou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e esta quarta-feira o regulador reagiu com um alerta.

“A CMVM alerta sobre anúncios fraudulentos em torno do investimento em ações da Galp Energia” refere a instituição liderada por Luís Laginha de Sousa.

“A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alerta para a circulação e disponibilização, em redes sociais e websites, de anúncios fraudulentos que apelam ao investimento em ações da Galp Energia. Estes anúncios, associados à mensagem “Todos os portugueses têm a oportunidade de comprar 10 ações Galp por apenas 250 euros e receber dividendos mensais regulares de 3000 euros” ou mensagens similares, solicitam dados pessoais para alegado posterior contacto e apresentação de investimentos”, refere o regulador dos mercados.

“Estes anúncios não identificam, nomeadamente, qual a entidade responsável pelo anúncio, em desconformidade com o regime legal aplicável em Portugal à prestação de serviços de investimento e à sua publicitação, nos termos do Código da Publicidade e do n.º 4 do art. 7.º do Código dos Valores Mobiliários”, acrescenta a instituição.

A Comissão alerta que “estes anúncios também não são promovidos pela entidade emitente Galp Energia com ações admitidas à negociação na Euronext Lisbon e sujeita à supervisão da CMVM”.

A CMVM adverte ainda os investidores para os riscos associados à prestação da informação solicitada pelo anúncio “Todos os portugueses têm a oportunidade de comprar 10 ações Galp por apenas 250 euros e receber dividendos mensais regulares de 3000 euros”.

“Advertem-se os potenciais investidores de que, antes de contratualizarem qualquer produto de investimento, devem verificar se a entidade que oferece os referidos serviços de investimento está autorizada a exercer atividade em Portugal, consultando a lista de intermediários financeiros autorizados a prestar serviços em Portugal” que consta da CMVM, alerta o regulador.

A CMVM adverte que a comercialização de instrumentos financeiros “só pode ser efetuada por intermediários financeiros devidamente habilitados a prestar serviços e atividades de intermediação financeira em Portugal e chama a atenção para os riscos de fraude associados à manutenção de contactos dos investidores com pessoas e entidades não habilitadas para o efeito”.

A CMVM esclarece, ainda, que “o investimento em ações não tem um rendimento garantido associado, uma vez que dependerá sempre da distribuição de dividendos pela sociedade e da evolução do preço das ações”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.