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Apenas 9% das empresas em Portugal atingem nível ESG elevado

Outra conclusão é que os sectores têm diferenças significativas no Score ESG. Serviços empresariais é o sector com maior percentagem de empresas com Score ESG Elevado (14%) e menor com Score Mínimo (4%).
  • Businessman with wooden block on hand ESG icon concept for environmental, social and governance in sustainable and ethical business on network connection on green background.
23 Abril 2024, 16h13

A Informa D&B analisou as práticas ESG (environmental social and governance) de 237 mil empresas e concluiu que apenas 9% desse total têm um nível ESG elevado.

De acordo com a análise da Informa D&B, e além dos 9% de empresas com nível ESG elevado, 22% têm um nível ESG médio-alto, 38% médio, 21% reduzido e dez mínimo. Entre as três áreas ESG, a componente ‘Social’ é aquela em que maior percentagem de empresas tem um nível elevado ou médio-alto, com 33% das empresas.

Outra conclusão é que os sectores têm diferenças significativas no nível ESG. Serviços empresariais é o sector com maior percentagem de empresas com nível ESG elevado (14%) e menor com Score mínimo (4%). Este sector tem também 29% de empresas com Score médio-alto e apenas 15% com reduzido. No extremo oposto, a Agricultura e outros recursos naturais têm 16% de empresas com Score mínimo e apenas 5% com nível elevado.

Também ficou demonstrado que empresas com melhor nível ESG têm melhor desempenho e que esse nível ESG cresce com a dimensão das empresas.

“Há uma relação nítida entre a dimensão das empresas e o Score ESG, que é superior nas empresas de maior dimensão. Nas médias empresas, cerca de três quartos tem um Score ESG médio-alto ou elevado, e apenas 6% tem um Score mínimo ou reduzido”, refere a Informa D&B.

Entre as microempresas, apenas 29% têm um nível ESG médio-alto ou elevado, enquanto 33% têm uma pontuação mínima ou reduzida.

Existe ainda uma relação entre o Score ESG e o desempenho das empresas. Entre as empresas com Score ESG elevado, quase 90% tem um resultado líquido positivo, uma percentagem que vai descendo à medida que desce também o Score ESG. A mesma relação existe com o volume de negócios – quanto maior o Score ESG, maior é a percentagem com um crescimento médio do volume de negócios positivo, de acordo com a análise realizada aos anos entre 2019 e 2022.

O nível ESG é medido com base nas práticas nos três pilares ESG – Ambiental, Social e de Governance. A Informa D&B é desenvolveu este indicador e analisou cerca de 237 mil PME e microempresas.

Estas empresas, para além de constituírem a maioria do tecido empresarial (62%), são também aquelas sobre as quais existe menos informação relacionada com este tema, visto a publicação não ser ainda obrigatória para empresas desta dimensão, explica a Informa D&B.

“O Score ESG é um indicador da posição de cada empresa relativamente ao seu sector, tendo por base variáveis como as práticas em relação aos recursos ambientais, os compromissos sociais com os seus próprios colaboradores, os seus fornecedores, clientes e a comunidade em geral, assim como a transparência financeira e da comunicação da empresa com as autoridades e com os restantes stakeholders”, segundo a instituição integrada na maior rede mundial de informação empresarial, a D&B Worldwide Network.

Segundo Teresa Cardoso de Menezes, diretora-geral da Informa D&B, “o desempenho não financeiro está a ganhar peso e será cada vez mais relevante na avaliação das empresas; por obrigação legal ou por exigência dos investidores e das maiores empresas, a divulgação das práticas nas diversas áreas ESG tornar-se-á uma necessidade para um número cada vez maior de empresas, incluindo as de menor dimensão”.

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