[weglot_switcher]
1318472
Em Foco

Tarifas: União Europeia quer negociar, mas endurece pacote de possíveis contramedidas

As contramedidas face à tarifa de 30% proposta por Donald Trump para as exportações destinadas ao seu país valiam 21 mil milhões de euros, mas uma nova lista pode chegar aos 72 mil milhões. É a linha dura a impor-se antes da reabertura das negociações.

Atualidade

Tarifas de Trump ameaçam mais de 5 mil milhões de euros em exportações portuguesas

Sectores como o farmacêutico ou da maquinaria em Portugal exportam acima de mil milhões de euros para os EUA e outros ramos, como o das armas, têm naquele mercado o seu principal cliente.

Líder do PS propõe estratégia de mitigação para efeitos das tarifas de Trump

José Luís Carneiro defende que o “Governo deve reunir com os representantes dos setores mais afetados” e apresentar um plano de mitigação “à semelhança do que se fez durante o Brexit”, para limitar os efeitos negativos no tecido produtivo nacional.

Sofia Cartó: “O lobby continua a ser visto, de forma errada, como sinónimo de corrupção”

Em entrevista ao Jornal Económico (JE), a ex-presidente da Associação Public Affairs Portugal (PAPT), que passou a pasta a Rita Serrabulho há poucos dias, abordou o atraso na regulamentação da atividade de lobby em Portugal, olhando com otimismo para os avanços dos Governos da Aliança Democrática (AD) neste campo.

Stablecoins têm o potencial de reforçar negócio da Visa e Mastercard

De acordo com os analistas ouvidos pelo Jornal Económico (JE), as stablecoins podem ter o potencial não só de manter a vantagem competitiva das duas empresas, como eventualmente de reforçar a sua força no mercado.

Nova barragem em Vila Real com investimento na casa dos mil milhões

A Iberdrola está a preparar um novo projeto com mais de um gigawatt no rio Tâmega, com o investimento a rondar os mil milhões de euros, estima especialista. Novo projeto coloca a Iberdrola na segunda posição nacional das maiores empresas hídricas. Investimento da companhia em Vila Real ascende aos 2,85 mil milhões de euros.

Fernando Alexandre reúne com comunidade educativa sobre RJIES enquanto cinco reitores contestam solução encontrada

A tutela reúne esta terça-feira com a Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado e as associações académicas. Em cima da mesa está a proposta de revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES). “É chocante a ideia de todas, mesmo todas, as instituições de ensino superior (IES) passarem a ser universidades, as públicas e as privadas”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE, antiga ministra da Educação.

Promotora Vizta investe 105 milhões em projeto imobiliário na Maia

O empreendimento ‘Pleno’ conta com um total de 110 apartamentos distribuídos por tipologias de T1 a T4. A primeira fase de construção arranca em julho, num investimento de 29 milhões de euros.

Primeiro-ministro espera “maior consenso possível” na Defesa

“A nossa intenção foi e é sempre de termos o maior consenso possível, e creio que não será difícil, dadas as posições conhecidas por parte dos principais partidos políticos portugueses, para podermos conjugar a nossa política de segurança e defesa com o interesse estratégico que este novo tempo pode trazer também para a dinamização da nossa economia”, afirmou o primeiro-ministro.

Gonçalo Castro Pereira: “Os PPR têm sido um pouco desvirtuados, porque nos últimos anos permitiu-se alargar os motivos de resgate”

Os Planos Poupança Reforma (PPR) são um produto fundamental de investimento a longo prazo no mercado português, mas já o foram mais, quando o quadro fiscal era mais favorável. Agora, para obter maiores rendibilidades, é necessário assumir algum risco, coisa a que os portugueses são avessos. Em 5 Minutos, ao JE e na TSF, Gonçalo Castro Pereira, vice-presidente da GamaLife, diz que falta consciência do que vai ser a evolução das pensões. Por isso, o mercado só pode crescer.

Cotação do café bate recordes nos mercados. Quanto importa a Europa?

Apesar de terem apenas uma plantação de café no continente inteiro (nas Canárias), os europeus são os maiores consumidores deste bem do mundo, arrecadando 30,4% da produção mundial em 2023, com 3,2 milhões de toneladas. Portugal produziu 49.400 toneladas naquele ano, ou 2% do total europeu.

Moçambique com inflação de 4,4% em 2025 mas terá “aumento acentuado” em 2026

“Devido às escassas reservas cambiais, ao aumento da dívida pública e à sobrevalorização da moeda, prevemos que as autoridades moçambicanas serão pressionadas a desvalorizar a moeda em 2026, pelo que antecipamos um aumento acentuado da inflação em 2026”, escrevem os analistas da Oxford Economics num comentário à inflação de junho, mês em que subiu 4,15% face ao período homólogo de 2024.

Mercados

Vermelho ou verde? Tarifas de Trump deixam mercados desorientados

Nos mercados europeus os índices italiano e espanhol passaram do vermelho ao verde entre o início e o final da sessão. Mas a bolsa portuguesa manteve-se durante o dia no vermelho. Wall Street iniciou o dia no vermelho, passou ao verde e assim se manteve até ao fecho da sessão.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

Tem início a earnings season dos principais bancos dos EUA, no que respeita ao segundo trimestre. Os mercados esperam desempenhos médios, pelo que o efeito nas bolsas deve ser inferior ao habitual.

Opinião

Se queres a paz, prepara para o desenvolvimento

A marginalização de populações, o abandono de periferias e o discurso da rejeição apenas fertilizam o terreno para a radicalização. Podemos todos aprender com o exemplo de Xinjiang, na China.

Conversas com Fomento: um diálogo a pensar no futuro económico

Existe ainda um grande desconhecimento sobre os instrumentos financeiros disponíveis, muitas vezes por excesso de complexidade técnica ou falta de comunicação eficaz.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.