[weglot_switcher]
1287392
Em Foco

Mais de 7 mil milhões voaram da bolsa de Lisboa com tarifas de Trump

‘Dia da libertação’ de Trump torrou mais de 7 mil milhões na bolsa de Lisboa desde 2 de abril, com o setor energético a ser fortemente penalizado: família EDP perdeu 1,9 mil milhões, com a Galp a perder mais de 2 mil milhões. Já o BCP perdeu mais de 1,3 mil milhões.

Atualidade

Bolsas europeias recuam para mínimos de 2023 e Ásia regista maior queda desde 2008

Terceira sessão sangrenta nas praças de todo o mundo, com os mercados europeus a corrigirem toda a sequência que vinham a realizar. No sudeste asiático, as descidas foram ainda mais além, com a bolsa de Hong Kong a tombar mais de 13%. Ainda assim, Wall Street foi palco de quedas inferiores a 1% e as tecnológicas até terminaram o dia no ‘verde’.

Visão estratégica do turismo português não pode ser míope e a cinco anos, diz responsável do Lisbon Marriott Hotel

António Pinto assume que é preciso projetar um setor que é cada vez mais um vetor da economia portuguesa, e que por isso tem de haver “uma reflexão séria dos agentes” que estão à frente do turismo. Para combater a falta de mão-de-obra, a unidade hoteleira de Lisboa desenvolveu uma parceria com a Merytu, uma plataforma que agrega mais de mil empresas desta indústria e da qual já resultou a colocação de 150 trabalhadores.

Queda das bolsas põe em risco o IPO do Novobanco, mas Lone Star continua a tentar

“Uma escalada da guerra comercial na Europa provavelmente aumentaria o risco”, defende Jason Graffam da DBRS que acrescenta que “isto sugere que as condições de mercado não parecem ótimas para um IPO do Novobanco”. O Novobanco oficialmente diz que “continua a realizar o trabalho necessário para a preparação de um potencial IPO”.

Família Alves Ribeiro é a quinta mais rica de Portugal

Do seu portefólio de investimentos faz parte a Mundicenter, Alves Ribeiro, Alrisa e Banco Invest.

Portugal quer duplicar comércio bilateral com o Japão

“Temos tido, nos últimos dez anos, taxas de crescimento de 10% ao ano nas exportações de bens para o Japão e no investimento direto estrangeiro (IDE) proveniente do Japão em Portugal e, portanto, se nós conseguirmos duplicar estes ritmos de crescimento, será extraordinário”, afirmou durante a apresentação do Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka, que tem início no próximo domingo.

Montenegro acusa PS de ter “visão errada do que é criar riqueza” e dá IRC como exemplo

Num comentário ao programa eleitoral dos socialistas, apresentado este fim-de-semana, Luís Montenegro defendeu que a comparação entre essa proposta e a diminuição do IRC “diz tudo sobre a ideia que temos para o país.

Tesla já perdeu mais de 20% da sua base futura de clientes na Europa, estima analista

Wedbush Securities corta preço-alvo da empresa de Elon Musk em mais de 40%, com receios que a companhia seja apanhada no meio da guerra comercial entre os EUA e a China. “A Tesla tornou-se um símbolo político globalmente”, afirma.

EUA arriscam perder mais de 146 mil milhões em PIB potencial com guerra comercial

O efeito das tarifas sobre a economia norte-americana arrisca tirar quase metade do PIB português ao crescimento nos EUA, levando os investidores a ajustar em alta as expectativas de cortes de juros até final do ano.

Diferencial de investimento entre Portugal e a média de UE desde 2010 equivale a mais de 40% do PIB

A Associação Business Roundtable Portugal salienta a urgência de se “realizar mais investimento produtivo em Portugal, privado e público, para acelerar o crescimento económico do país, para aumentar a produtividade e a inovação, para que Portugal se posicione de forma distintiva na transição tecnológica e na transição energética”.

Ursula von der Leyen deixa um ‘statement’: União quer tarifas zero para bens industriais

União deixa a porta aberta a negociações e lança a possibilidade de uma zona de comércio livre entre os dois blocos. Curiosamente, Elon Musk pedira o mesmo há uns dias, mas o responsável pelo comércio na administração Trump descartou essa possibilidade – o que pode servir de resposta à União.

Magnatas perdem 488 mil milhões de euros em dois dias, quase o dobro do PIB português

Na sequência do impacto das novas tarifas, as 500 pessoas mais ricas do planeta viram a sua fortuna combinada encolher para um valor próximo do dobro do PIB português, que alcançou os 284,9 mil milhões de euros em 2024. Musk, Zuckerberg e Bezos lideram as perdas.

Reino Unido mantém liderança no turismo em Cabo Verde com mais hóspedes em 2024

Além de continuar como o principal mercado emissor, o Reino Unido também registou a maior permanência, com uma estadia média de 5,8 noites, de acordo com o INE.

Mercados

Pânico geral atira bolsas europeias para mínimos de 2023

Os mercados deram sequência ao ritmo do ‘mini-crash’ iniciado da semana passada, com quedas a rondar os 5% entre as principais praças. Lisboa seguiu pelo mesmo caminho, com Galp e EDP a registarem as maiores descidas.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

O instituto Nacional de Estatística atualiza dados considerados relevantes para o setor indústria, cujo papel se assume como relevante no contexto da economia nacional.

Opinião

Trump, tarifas e o teste à maturidade estratégica da Europa

As tarifas não são pagas pelos “inimigos externos”, são impostos indiretos pagos pelos consumidores. A Europa tem de responder com inteligência, coesão e ambição.

O vale-tudo do império em declínio

Washington insiste em preservar a hegemonia, num vale-tudo, num mundo que já não existe, enquanto a Europa, sem projeto próprio, arrisca tornar-se mero apêndice de um sistema em transformação.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.