[weglot_switcher]

“Seeds for the Future”: As sementes estão lançadas

Os vencedores do programa receberam formação na sede da Huawei, na China, e conheceram o universo G5.
18 Dezembro 2019, 07h40

“Tudo o que aprendi durante estas duas semanas será útil no meu futuro. Mas, mais importante do que os componentes teóricos, foram as ligações e contactos criados, pois partilhámos a experiência com outros estudantes”. João Valente, aluno do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi um dos vencedores do programa “Seeds for the Future”, que teve a oportunidade de conhecer a chinesa Huawei.

Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Comunicações e Informática de cinco instituições – Instituto Superior Técnico (IST), Universidades de Aveiro e de Évora, UTAD e Politécnico de Leiria – estiveram em Shenzhen e Pequim. “Foi uma experiência única. Aprendemos não só a parte teórica por trás dessas tecnologias, mas também a parte prática, em que configurámos uma rede 4G e 5G”, realça João Valente.

Na opinião de Sofia Patrício, aluna do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do IST, esta viagem permitiu-lhe desenvolver softskills que serão essenciais para resto da vida. “Hoje, sinto-me mais capaz de mostrar o meu potencial e deixar a minha marca no mundo”, sublinha.

A cooperação entre a gigante tecnológica e Portugal teve início em 2014, aquando da visita oficial à China do então Presidente da República Cavaco Silva. Nessa ocasião foi assinado o Memorando de Entendimento com a AICEP, que instituiu o “Seeds for the Future”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.