A atividade económica nacional manteve na passada semana um ritmo semelhante ao registado no período anterior, apesar da entrada numa nova fase de desconfinamento e o relaxamento de algumas medidas de contenção da pandemia, revela o Banco de Portugal (BdP).
Segundo o indicador diário de atividade económica (DEI) do BdP, cujos dados mais recentes foram divulgados esta quinta-feira, a economia nacional verificou “variações próximas das observadas na semana anterior”. Este cenário corresponde à semana terminada a 25 de abril.
Dado que o indicador é calculado com base no período homólogo e que, há um ano atrás, o país se encontrava já condicionado pela pandemia de Covid-19, o banco central decidiu incluir na sua análise o ano de 2019, de forma a eliminar um efeito base nos dados referentes a 2021. Ainda assim, o resultado para a semana em análise não apresenta grandes variações, espelhando igualmente uma situação semelhante à vivida na semana anterior.
As próximas semanas deverão ver um crescimento deste indicador, dado o desconfinamento em curso no país e a presumível aceleração da economia e da mobilidade dos cidadãos.
O DEI ganhou uma importância acrescida no contexto de pandemia, dada a maior prevalência de transações através de meios de pagamento digitais. Como explica o BdP, estes “dados são divulgados com um curto desfasamento face ao período de referência, permitindo identificar atempadamente alterações na atividade económica”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com