O Banco de Portugal venceu o prémio Portugal Digital Awards 2023 para o melhor projeto de transformação digital no sector da administração pública (Best Government Project).
A distinção reconhece o projeto ALYA, uma plataforma de inteligência artificial do Banco de Portugal.
A ALYA é uma ferramenta com capacidades de machine learning e deep learning, desenvolvida no Banco de Portugal. Permite analisar documentos — inclusive confidenciais — de forma instantânea, explica o banco central.
“Esta ferramenta permitiu automatizar e aumentar a eficiência de procedimentos em várias áreas de atividade do Banco de Portugal. Por exemplo, na fiscalização das minutas de contratos de crédito, na resposta aos pedidos de informação dos clientes bancários e na análise de reclamações; na supervisão de informação divulgada pelos bancos; e, no âmbito da gestão de ativos, na avaliação do sentimento dos mercados”, revela a instituição liderada por Mário Centeno.
Os Portugal Digital Awards são uma iniciativa conjunta das consultoras Axians e IDC, que visam “reconhecer e premiar a excelência de organizações, equipas e líderes empresariais na transformação digital dos seus negócios, processos, produtos ou serviços”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com