O Banco Central Europeu (BCE) e a Reserva Federal juntaram-se a mais quatro outros bancos centrais numa ação coordenada para garantir liquidez ao sistema financeiro internacional em dólares, numa altura em que os problemas na banca têm gerado uma onda de preocupações quanto a uma nova crise nos mercados.
A autoridade monetária europeia juntou-se à Fed, Banco de Inglaterra, Banco do Canadá, Banco do Japão e ao Banco Nacional da Suíça e decidiu aumentar a frequência das operações de liquidez com contratos swap a sete dias, passando de semanais a diárias.
Estas operações devem arrancar já esta segunda-feira e continuar “pelo menos até final de abril”, lê-se em comunicado do BCE.
Em notas separadas, mas com teor e linguagem semelhante, os bancos centrais sublinharam a importância destas linhas como uma “salvaguarda de liquidez para aliviar tensões nos mercados financeiros globais”, ajudando a minimizar os efeitos de situações de stress na banca na economia real.
A medida surgiu no domingo, dia em que foi anunciada a compra do Crédit Suisse pela UBS, mas que voltou a ser de agitação nos mercados, à medida que o foco passa para as bonds. Esta compra foi, ainda assim, elogiada pelo BCE, tal como pela Reserva Federal, pela estabilidade que deveria trazer ao sistema.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com