A indústria das criptomoedas continua a deparar-se com barreiras em diferentes vetores. Porém, a administração liderada por Donald Trump quer que a situação se altere e o regulador norte-americano para o efeito já tomou medidas nesse sentido.
Várias empresas e empreendedores do setor viram transferências bancárias bloqueadas no passado e usaram o governo como arma contra toda a indústria, de acordo com as palavras de Donald Trump
Isto é algo que a administração liderada por Donald Trump quer mudar e o respetivo regulador já se mostrou alinhado com esse propósito. O Escritório de Controlador Moeda (OCC, na sigla em inglês) emitiu recentemente a carta 1183, que dita que os bancos podem oferecer determinados serviços cripto, desde a custódia daqueles ativos à participação em redes de blockchain.
O documento não só insiste em diretivas que já haviam sido emitidas em 2020 e 2021, como também revoga um documento publicado em novembro de 2021 que gerou dúvidas sobre a participação dos bancos naquelas atividades. Assim sendo, o processo de regulação passa a ser mais simples, já que os bancos deixam de precisar de esperar pela aprovação do OCC para começarem a prestar aqueles serviços, ainda que o regulador prometa examinar as atividades, mediante o seu papel de supervisão do mercado.
A medida deverá representar um estímulo significativo para o mercado das criptomoedas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com