[weglot_switcher]
1239906
Em Foco

Quase metade dos estudantes deslocados em Lisboa e Porto não têm contrato de arrendamento

Segundo estudo do ‘think thank’ EDULOG, divulgado esta quinta-feira, 38,1% dos estudantes da capital e da cidade Invicta são deslocados, queixando-se muitos deles de que o senhorio não passa recibo de renda, o que limita o acesso a apoios específicos.

Atualidade

Banco de Portugal não tem qualquer pedido de autorização de bancos brasileiros para se instalarem no país

Ao contrário do que anunciou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso Brasileira (CCILB), “atualmente, não existe nenhum processo de autorização (de constituição ou aquisição de participações qualificadas) solicitado por entidade com sede no Brasil (ou cujo acionista último esteja domiciliado nesse país)”, revela o Banco de Portugal.

Sustentabilidade da dívida e guerras comerciais preocupam BCE

“As vulnerabilidades soberanas estão a aprofundar-se. Apesar das reduções recentes nos rácios de dívida, os desafios orçamentais permanecem em vários países da zona euro, exacerbados por questões estruturais, como um baixo crescimento potencial ou incerteza política acrescida”, lê-se no relatório publicado esta quarta-feira pelo BCE.

Ministério da Educação confia no concurso mas “não há professores”

“O Ministério da Educação estava a criar grandes expectativas para tentar resolver este problema porque, afinal, o que está aqui em cima da mesa é a falta de professores e o problema resolve-se com medidas adequadas”, disse o secretário-geral adjunto da FENPROF José Feliciano Costa.

Clube de Produtores Continente investe meio milhão de euros com foco na sustentabilidade

Garantir uma oferta cada vez mais saudável e sustentável é o objetivo da MC (antiga Sonae MC) no que diz respeito ao investimento que vai aplicar no Clube Produtores Continente. Reforço também deverá fomentar as exportações de produtos cada vez mais apreciados lá fora como a Pera Rocha do Oeste e a maçã de Alcobaça.

Inês Sousa Real convida ministro da Agricultura a comer “deliciosas” francesinhas vegetarianas

A porta-voz do PAN aponta para a importância de reduzir a pegada carbónica e, por isso, quer que a Assembleia da República tenha, às segundas-feiras, exclusivamente refeições vegetarianas. Criticada pelo ministro José Manuel Fernandes, convida-o a experimentar francesinhas sem carne.

Componentes automóveis regressam da Alemanha com “balanço positivo”

Apesar da crise geral e dos problemas específicos dos construtores de automóveis germânicos, a presença dos fornecedores portugueses em Estugarda é “obrigatória”. AEP e AFIA assinaram acordo para promoção conjunta.

Europa consegue finalmente um acordo para fechar Comissão von der Leyen II

Foram precisos quatro meses, muita negociação e alguns atropelos aos procedimentos para que o colégio de comissários que vai liderar a União no próximo mandato, o segundo de Ursula von der Leyen, pudesse tomar posse. Votação final é a 27 de novembro.

Luísa Amorim: seguir as pisadas empreendedoras no vinho

Luísa Amorim escolheu enveredar pelos negócios da família pela via vitivinícola e desde então já expandiu a marca e criou novos projetos. É a portuguesa mais poderosa dos negócios na categoria de Turismo, Hotelaria e Vinhos.

Participações de Mário Ferreira e Lusiaves na Savannah valem 16 milhões

Mário Ferreira tornou-se no terceiro maior acionista da empresa e o maior a título individual. Os dois maiores acionistas portugueses já detêm 15% da companhia.

Tekever angaria 70 milhões de financiamento com NATO a investir

Outro dos investidores é a escocesa Baillie Gifford, conhecida por ter investido numa fase inicial no Airbnb, Spotify ou SpaceX.

Exportações portuguesas para Angola recuaram 23,4% até setembro

Portugal mantém-se ainda assim como segundo principal fornecedor de Angola, apenas atrás da China, mantendo-se o saldo da balança comercial favorável ao país.

Mercados

Bolsas encerram com leves perdas e dólar volta a ganhar força antes de resultados da Nvidia

Os mercados europeus viveram mais um dia de leves perdas, com o setor automóvel a pesar nas desvalorizações. O euro voltou a recuar face ao dólar americano e, em Wall Street, os investidores vão reagir às contas da Nvidia.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

No passado mês de setembro a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu em alta a previsão de crescimento do PIB mundial de 3,1% para 3,2% em 2024, mantendo a projeção de 3,2% para 2025. Hoje divulga dados atualizados.

Opinião

Conhecimento, Conhecimento, Conhecimento

Quais as verdadeiras consequências de não haver uma política científica estruturada, bem como um investimento consequente na ciência e, acrescente-se, no cronicamente suborçamentado Ensino Superior?

Wokismo, belicismo e a arrogância fatal

Numa cultura que declarou guerra aos costumes, à natureza e ao realismo, reina um assustador desinteresse em passar a tocha da vida à geração seguinte.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.