[weglot_switcher]

Bio4plas investe um milhão numa linha de reciclagem de cápsulas de café

A Bio4plas instalou uma linha de reciclagem de capsulas de café com capacidade para 6.600 ton/ano equivalente a 330 milhões de capsulas, com um investimento de cerca de um milhão de euros que vai criar 3 postos de trabalho diretos.
29 Abril 2024, 21h45

A Bio4plas instalou uma linha de reciclagem de cápsulas de café com capacidade para 6.600 toneladas/ano equivalente a 330 milhões de cápsulas, com um investimento de cerca de um milhão de euros que vai criar 3 postos de trabalho diretos.

A inauguração da linha de reciclagem de cápsulas de café da Bio4plas decorrerá nas instalações da empresa, na Zona Industrial de Cantanhede, dia 3 de maio, sexta-feira,

“O projeto Recicla+, está inserido na Agenda Mobilizadora para os Plásticos Sustentáveis, designado por Sustainable Plastics, e visa potenciar uma Economia Circular em Portugal para as Cápsulas de Café, pós consumo multi-marca, algo que não existia no nosso país até ao momento, estabelecendo-se assim como uma referência na indústria de reciclagem de cápsulas de café a nível nacional”, lê-se no comunicado.

Este projeto constitui-se de uma colaboração entre a Bio4Plas e alguns parceiros como a Sonae MC; a Codil; a IncBio; a Bicafé e a PIEP.

O projeto contempla, uma rede de recolha de cápsulas alargada a todo o país nas lojas do grupo Sonae MC até ao final de 2023, um sistema de reciclagem para fabrico de nova matéria-prima reciclada proveniente das cápsulas em plástico e um upclycing pela criação de novos produtos que irão incorporar os antigos resíduos e ao mesmo tempo desenvolver uma nova cápsula de café em plástico otimizada e pensada no seu design para a reciclagem.

Os produtos que vão ser desenvolvidos neste projeto são “um produto não alimentar com incorporação do reciclado do Recicla+; um biofertilizante líquido pelo aproveitamento das borras; e uma cápsula mais ecológica com uma pegada carbónica mais baixa face ao nosso baseline”.

Este projeto posiciona-se no âmbito da Economia Circular.

“O objetivo de reciclagem da totalidade da cápsula de café apoia-se na taxa de reciclagem muito elevada, pois é expectável que todos os componentes das diversas tipologias de cápsulas de café (poliméricas e de alumínio) possam dar origem a matéria-prima secundária. Todos os outputs do processo de reciclagem têm procura no mercado, o que permite garantir a circularidade do projeto”, avança a empresa.

Através do projeto Recicla +, a Bio4Plas irá ficar capacitada com uma nova linha de reciclagem de cápsulas de café, adjudicada no mês de Julho 2023 e com instalação prevista até ao final de Março 2024. “Para além disso também ficará equipada com um reator de pirólise nas suas instalações que tem como objetivo a conversão das borras de café, isoladas no processo da reciclagem das cápsulas, em biofertilizante”, acrescenta.

“Com acesso a esta tecnologia a Bio4Plas estará na vanguarda da inovação ao desenvolver novos produtos a partir dos materiais reciclados provenientes das cápsulas de café”, refere a empresas.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.