[weglot_switcher]

BNP Paribas com lucros de 3,1 mil milhões no trimestre

O banco confirmou as previsões para 2024. O BNP Paribas espera receitas para este ano 2% mais elevadas do que as receitas de 46,9 mil milhões de 2023 e um lucro acima dos 11,2 mil milhões de 2023.
25 Abril 2024, 10h39

O banco francês disse que o lucro líquido dos três meses que terminaram a 31 de março desceu 2,2% em termos homólogos para 3,10 mil milhões de euros. As estimativas dos analistas eram de 2,20 mil milhões.

O BNP Paribas superou as previsões de lucros para o primeiro trimestre, uma vez que a redução dos custos e um desempenho robusto na banca global ajudaram a compensar uma queda acentuada nas suas transações de rendimento fixo (obrigações).

O banco francês registou uma queda de 20% nas receitas das transações de rendimento fixo, divisas e matérias-primas (FICC), apresentando um desempenho significativamente inferior ao dos seus rivais em Wall Street, onde as receitas das transações diminuíram cerca de 3% em média, num contexto de mercados menos voláteis.

Em contrapartida, o Deutsche Bank, que também apresentou resultados trimestrais na quinta-feira, registou um aumento de 7% nas receitas de negociação de rendimentos fixos e divisas.

As receitas do BNP Paribas estabilizaram em termos homólogos nos 12,48 mil milhões de euros, batendo as expectativas de 12,24 mil milhões, com um desempenho sólido em cada divisão operacional mitigando o efeito de base elevado dos mercados globais, que faz parte da divisão de banca institucional e empresarial.

O banco confirmou as previsões para 2024. O BNP Paribas espera receitas para este ano 2% mais elevadas do que as receitas de 46,9 mil milhões de 2023 e um lucro acima dos 11,2 mil milhões de 2023.

O maior banco da zona euro, liderado por Jean-Laurent Bonnafe, fez da sua divisão de banca de investimento um motor fundamental do seu plano de crescimento e vê as actividades dos mercados expandirem-se anualmente em mais de 7,5% em média durante o período 2021-2025.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.