[weglot_switcher]

Bruxelas deixa nos países responsabilidade sobre privacidade de IA da Meta

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, “o importante é que exista a possibilidade de objetar e que as autoridades nacionais o garantam. Cabe-lhes a elas garantir a conformidade”, afirmou a porta-voz da Comissão Europeia.
15 Abril 2025, 16h39

A Comissão Europeia afirmou hoje que caberá às autoridades de proteção de dados de cada país garantir a possibilidade dos cidadãos europeus se oporem à utilização do seu conteúdo para treinar ferramenta de inteligência artificial (IA) da Meta.

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, “o importante é que exista a possibilidade de objetar e que as autoridades nacionais o garantam. Cabe-lhes a elas garantir a conformidade”, afirmou a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podestà.

A Meta anunciou na segunda-feira que começará a treinar o seu modelo de IA utilizando conteúdos públicos, como publicações e comentários, partilhados por adultos nas suas redes sociais na União Europeia (UE).

A partir desta semana, as pessoas que vivem na UE começarão a receber notificações – dentro das aplicações e por e-mail – explicando que tipo de dados serão utilizados e como isso ajudará a melhorar tanto a IA como a experiência geral do utilizador.

De acordo com a Meta, as notificações incluirão uma ligação para um formulário que permitirá às pessoas oporem-se à utilização dos seus dados em qualquer altura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.