A Câmara Municipal do Funchal concedeu um apoio de 60 mil euros a quatro associações de proteção animal (Ajuda Alimentar Cães; SPAD; Patinhas Risonhas e Vamos Lá Madeira). A verba passou de cinco para 15 mil euros para cada uma das associações e tem como intuito o controlo da população de animais errantes ou de companhia, pertencentes as famílias com carências económicas.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, disse que a autarquia pretende duplicar o número de esterilizações de animais em 2024, de 600 para 1.300 durante o ano, e referiu que em 2023 as campanhas de vacinação para cães e gatos atingiram os 600 animais.
O autarca salientou que nos últimos dois anos já foi investido mais de um milhão de euros na causa animal, e acrescentou que no primeiro semestre de 2024 vão entrar em funcionamento as teleconsultas veterinárias.
Pedro Calado referiu que entre as medidas tomadas pela autarquia, relativas à causa animal, estiveram os 33 mil euros na aquisição de material para a Unidade de Bem-Estar Animal; a realização de campanhas de adoção e de sensibilização; a instalação de dispensadores de sacos para dejetos de cães e bebedores, o investimento em obras no Canil do Vasco Gil.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com