[weglot_switcher]

Candidato da IL à Câmara de Lisboa pede investigação ao envio de informação à Rússia

“Ao contrário do que Fernando Medina anunciou, perante uma situação deste tipo o que se exige é uma investigação, não uma auditoria”, escreveu Bruno Horta Soares no twitter.
10 Junho 2021, 18h38

O candidato à Câmara de Lisboa apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), Bruno Horta Soares, pediu que o envio de informação à Rússia fosse investigado e que não fosse realizada apenas uma auditoria.

Nas redes sociais, Bruno Soares escreveu que “ao contrário do que Fernando Medina anunciou, perante uma situação deste tipo o que se exige é uma investigação, não uma auditoria. Perante a gravidade dos factos, a investigação deve ser realizada por entidade independente, a bem da transparência e respeito pelos afetados”.

De recordar que Fernando Medina anunciou uma auditoria ao envio de informação ao Kremlin de ativistas russos a viver em Portugal que tinham cedido a informação à Câmara Municipal de Lisboa para poderem participar numa manifestação de apoio a Alexei Navalny. O autarca de Lisboa considerou ainda a situação representa “um erro lamentável”.

Por sua vez, a Iniciativa Liberal, em comunicado, sublinhou que “as declarações de Fernando Medina sobre a transmissão de dados pessoais de três cidadãos às autoridades russas não só não esclareceram a situação em toda a sua extrema gravidade, como vieram acrescentar questões fundamentais que é urgente apurar para defesa dos princípios da democracia liberal”.

“Em matéria de tal gravidade é inaceitável que subsistam dúvidas sobre o período temporal em que esta prática foi adotada e os eventos concretos em que dados sensíveis, que podem colocar em causa a integridade física de cidadãos e seus familiares, foram efetivamente partilhados”, afirmam os liberais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.