Luís Marques Mendes saudou este domingo as conclusões da auditoria do Hospital de Santa Maria relativa ao designado “caso das gémeas” e considerou que “é bom saber que não houve tratamento de favor”.
No espaço de comentário na SIC, o antigo líder do PSD destacou que a auditoria “chega à conclusão que não houve tratamento de favor àquelas duas crianças. Por três razões: as regras clínicas foram respeitadas, era justificada a administração do medicamento e porque as crianças não passaram à frente de ninguém”, detalhou.
O caso das duas gémeas residentes no Brasil, que entretanto adquiriram nacionalidade portuguesa e vieram a Portugal em 2019 receber o medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal, com um custo total de quatro milhões de euros, foi divulgado pela TVI, em novembro.
Marcelo Rebelo de Sousa, que já entregou documentação à PGR sobre o assunto e confirmou que o seu filho Nuno Rebelo de Sousa o contactou sobre a necessidade de tratamento das crianças, negou ter tido qualquer intervenção no processo.
O caso está a ser investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com