[weglot_switcher]

CDU considera que política habitacional da Madeira “não passa de uma fraude”

A CDU acusa o Governo Regional, de, através da Investimentos Habitacional da Madeira (IHM), criar programas “que se dizem de apoio” à habitação, mas que “deixam a grande maioria das família que precisam de apoio fora dos critérios”.
18 Fevereiro 2025, 17h24

A CDU considerou que a política habitacional pública seguida pela Região Autónoma da Madeira “não passa de uma fraude”, tendo em conta que o Governo Regional, através da Investimentos Habitacional da Madeira (IHM), criou programas “que se dizem de apoio” à habitação, mas que “deixam a grande maioria das família que precisam de apoio fora dos critérios”.

A força partidária visitou, na passada segunda-feira, a obra do Complexo Habitacional de São Gonçalo III, à Rua Conde Carvalhal, numa ação política que teve como objetivo denunciar “mais uma das mentiras” do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e dos seus governantes na área da política habitacional.

O candidato às eleições regionais de 23 de março, Ricardo Lume, considerou que os programas que foram criados pelo Governo na área da habitação são “publicidade enganosa, um pouco como acontece nas televendas, quando é anunciado parece que vai dar resposta às necessidades, quando contactamos com o produto percebemos a sua inoperacionalidade”.

Ricardo Lume salienta, apoiando-se no relatório de contas de 2023 da IHM, que é “possível constatar o fracasso” da política pública de habitação.

“Existem mais de cinco mil famílias que solicitaram apoio para a habitação, em 2023 apenas 66 famílias foram integradas no programa de habitação social, e menos de 10% das famílias que solicitaram apoio para habitação tiveram ajuda para o arrendamento”, disse Ricardo Lume.

O candidato da CDU abordou ainda o programa Renda Reduzida, acusando os governantes regionais de “uma vez mais ludibriarem os madeirenses com propaganda enganosa”, aquando da discussão do Orçamento da Região para 2024.

Ricardo Lume sublinhou que, na ocasião, o Secretário Regional do Equipamento e Infraestruturas, Pedro Fino, disse que o executivo regional iria continuar “com o processo de construção de mais de 600 habitações, distribuídas por todos os concelhos, por forma a atribuí-las, ainda este ano, na sua grande maioria, às famílias inscritas no programa Renda Reduzida. Por outro lado, iremos também lançar os concursos para a construção de mais 200 habitações, com o objetivo de as concluir e atribuir em 2026”.

O candidato às eleições regionais referiu que “a grande maioria das 600 habitações ainda não foram atribuídas ou ainda nem foram concluídas”, como acontece com o Complexo Habitacional de São  Gonçalo III, “assim como segundo os dados disponíveis do IHM em 2024, apenas 72 famílias viram a sua candidatura ao programa Renda Reduzida deferidas, 42 em Câmara de Lobos e 30 em Machico, números muito distantes dos anunciados pelo PSD e seus governantes”.

Ricardo Lume afirmou que a Região “não pode continuar com um Governo Regional que governa com base na mentira e nas falsas promessas, que criam falsas expectativas à população”, e assegurou que a CDU “vai continuar a dar voz ao descontentamento da população e a denunciar as mentiras” de Miguel Albuquerque e do seu Governo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.