[weglot_switcher]

Cientistas chineses afirmam ter conseguido atingir a supremacia quântica

O anúncio chinês surge pouco mais de um ano depois de semelhante conquista pela Google, numa tecnologia que promete oferecer uma capacidade de computação exponencialmente superior à dos mais poderosos computadores atuais.
5 Dezembro 2020, 11h26

Uma equipa de cientistas e investigadores chineses afirma ter atingido a supremacia quântica, ou seja, que conseguiu que o seu computador de base quântica resolvesse um problema 100 biliões de vezes mais rapidamente do que qualquer supercomputador atual conseguiria, reporta o Financial Times (FT).

Esta proeza foi conseguida por uma equipa da Universidade de Ciência e Tecnologia da China pouco mais de um ano depois da Google ter anunciado o mesmo. A agência de notícias estatal chinesa afirmou ainda que o seu computador quântico é 10 mil milhões de vezes mais rápido do que o da empresa norte-americana, que não respondeu aos pedidos do FT para comentários. Ainda assim, um dos professores ligados ao projeto enalteceu a máquina americana, lembrando que a corrida à supremacia quântica é “entre o ser humano e a natureza, não entre países”.

Os computadores quânticos poderão oferecer, através do incremento exponencial que confere à capacidade de computação, soluções para problemas altamente complexos que nenhum computador clássico conseguiria, como no domínio da encriptação. No entanto, a sua programabilidade é ainda reduzida, sendo por enquanto máquinas capazes de realizar apenas tarefas específicas. A corrida à tecnologia tem sido, ainda assim, bastante concorrida, com os EUA e a China a lutarem pela dianteira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.