A Cleanwatts foi o parceiro escolhido pelo projeto imobiliário e turístico de luxo Verdelago, localizado no Algarve, junto à Praia Verde (Castro Marim), para a criação daquela que será a primeira Comunidade de Energia Renovável (CER), em pleno funcionamento, num projeto turístico do Algarve.
Esta CER terá a sua central fotovoltaica, de 1.560 kWp, instalada numa área de cerca de um hectare dos 86 totais do Verdelago Resort, obedecendo a uma total integração paisagística.
A Cleanwatts detalha que a partir do final de 2023, “a CER do Verdelago Resort, para além de tornar o empreendimento num agente ativo na produção de energia, eliminando a sua própria fatura, permitir-lhe-á assegurar a luta contra a pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.
“Graças à partilha do excedente produzido e não consumido, vai permitir apoiar cerca de 100 famílias carenciadas, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária 20% inferior às tarifas de mercado”, refere a empresa.
“Vamos instalar uma Central Fotovoltaica de 1.560 kWp, com mais de 2.800 painéis solares, no empreendimento Verdelago, que será integrada numa Comunidade de Energia Renovável”, explica José Basílio Simões, fundador e presidente da Cleanwatts, acrescentando que “para além de alimentar o empreendimento com energia verde, vamos produzir energia suficiente para possibilitar que a Comunidade forneça, ainda, energia para apoiar famílias da região em situação de pobreza energética”.
“Para além da redução de custos, o empreendimento Verdelago dá um grande passo no caminho da sua independência energética, pretendendo-se que a produção anual total da central solar seja igual ou superior ao total do autoconsumo”, acrescenta.
Apesar do projeto estar ainda a nascer, já há planos para o futuro próximo, refere a empresa. “A Comunidade Energética do Verdelago irá arrancar com a instalação dos painéis numa área de terreno do resort (produtor-âncora), após o que a Cleanwatts angariará consumidores nesta região, de preferência com perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explica Basílio Simões, presidente da empresa.
“A Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham terrenos ou telhados com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada. O impacto da Comunidade poderá, ainda, crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica”, acrescenta.
“A Cleanwatts está apostada em investir na área do turismo que, como sabemos, é um dos sectores da economia que mais cresceu nas últimas décadas e é uma área de atividade de especial importância em Portugal e, especialmente, no sul do país”, frisa José Basílio Simões, recordando que “o crescimento do sector trouxe novos desafios sociais, económicos e ambientais”.
“Se, por um lado, é inegável que o desenvolvimento da atividade trouxe crescimento económico às comunidades locais, também é verdade que contribuiu para o aumento das desigualdades e da poluição e para o desgaste dos recursos”, mas, acrescenta, “quando é abordado numa perspetiva sustentável, o turismo pode ter um forte impacto positivo nas comunidades e é isso que se pretende, também, com esta Comunidade de Energia: não apenas ajudar a empresa a reduzir custos, mas melhorar a vida das famílias da região”.
“A vertente social e de combate à pobreza energética é uma das principais facetas das Comunidades de Energia Renovável da Cleanwatts e quando o cliente é um empreendimento turístico como este, com uma forte ligação ao local onde está inserido, isto torna-se ainda mais importante”, afirma o responsável, avançando com alguns números: “através deste projeto, o Verdelago poderá apoiar cerca de 100 famílias, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária em média 20% inferior às atuais tarifas de mercado”.
Paulo Monteiro, Director-Geral de Desenvolvimento do Verdelago Resort, lembra que com esta comunidade passam a ser o primeiro resort turístico residencial do Algarve com uma CER, portanto o único gerador de energia e distribuidor, o que, na sua visão, os posiciona “como líderes de uma nova geração de resorts que respondem de forma positiva não apenas às dimensões de sustentabilidade económica e ambiental, mas também social”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com