[weglot_switcher]

Como acelerar o investimento nas redes elétricas sem pesar na fatura ao final do mês?

Portugal vai precisar de um investimento massivo em redes elétricas para a nova energia renovável. Em todo o mundo vai ser preciso investir mais de 500 mil milhões de euros por ano até 2040. Fundos privados, mecanismo financeiro ou dinheiro europeu entre as soluções.
27 Outubro 2023, 16h00

As redes elétricas estão na moda? A ‘Economist’ fez capa este ano com o tema: “Abrace postes, não árvores”. Mas apesar da capa irreverente, a questão sobre a falta de redes elétricas é séria e tem de ser debatida rapidamente.

“Precisamos de encontrar um forma clara e transparente de financiar as redes. Se não é o consumidor, vamos encontrar outras formas de financiar as redes, porque são uma prioridade absoluta para desbloquear muitos dos problemas que temos”, disse o administrador da REN, João Conceição, recentemente num debate em Lisboa.

O responsável da empresa que transporta a eletricidade em muito alta e alta tensão sugeriu a criação de um “mecanismo financeiro” para suportar o investimento inicial e o pagamento. “Estamos sempre a dizer que precisamos de rede, e de cada vez que o operador apresenta um plano de investimento, há quase uma posição unânime a dizer que são muito caras”, salientou durante um encontro do Partido Popular Europeu em Lisboa a 20 de outubro, sem dar mais detalhes.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.