As redes elétricas estão na moda? A ‘Economist’ fez capa este ano com o tema: “Abrace postes, não árvores”. Mas apesar da capa irreverente, a questão sobre a falta de redes elétricas é séria e tem de ser debatida rapidamente.
“Precisamos de encontrar um forma clara e transparente de financiar as redes. Se não é o consumidor, vamos encontrar outras formas de financiar as redes, porque são uma prioridade absoluta para desbloquear muitos dos problemas que temos”, disse o administrador da REN, João Conceição, recentemente num debate em Lisboa.
O responsável da empresa que transporta a eletricidade em muito alta e alta tensão sugeriu a criação de um “mecanismo financeiro” para suportar o investimento inicial e o pagamento. “Estamos sempre a dizer que precisamos de rede, e de cada vez que o operador apresenta um plano de investimento, há quase uma posição unânime a dizer que são muito caras”, salientou durante um encontro do Partido Popular Europeu em Lisboa a 20 de outubro, sem dar mais detalhes.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com