Este programa vai estar disponível para todos estes, independentemente do seu vínculo laboral. A Formação Emprego + Digital oferece um valor de até 750 euros, para formações que visem capacitar os profissionais em competências digitais. Saiba quais são os requisitos e como se pode candidatar neste artigo do ComparaJá!
O Programa Emprego + Digital 2025, aprovado pela Portaria n.º 246/2022, traz consigo esta medida, que visa capacitar e requalificar os trabalhadores no campo digital, abrangendo tanto empresas como outras entidades da economia social. Esta iniciativa baseia-se na realização de diversos projetos de formação, planeados de acordo com as necessidades dos trabalhadores envolvidos e dos setores de atividade mais pertinentes.
As candidaturas estarão abertas aos trabalhadores de diversas entidades empregadoras. Incluem-se empresas associadas das confederações patronais e filiados em organizações sindicais associadas de confederações sindicais, entidades da economia social e de outras entidades empregadoras, independentemente do seu nível de proficiência digital. No entanto, existe uma exceção: trabalhadores da Administração Pública não se poderão candidatar.
Ainda assim, há trabalhadores em situações preferenciais, nomeadamente os:
Os trabalhadores que beneficiam do cheque-formação devem ser, prioritariamente, de entidades empregadoras nos setores de atividade especialmente afetados pelos processos de transformação digital. Estes são setores como o automóvel, a construção civil, o farmacêutico, as madeiras e mobiliário, entre outros.
As áreas de formação prioritárias na Formação + Digital incluem ferramentas de produtividade e colaboração, comércio digital (estratégia de empresa e operacionalização), cibersegurança e segurança informática, gestão de redes sociais, UX/UI Design, análise de dados, business intelligence, linguagens de programação, robótica, CRM, sistemas de automação e indústria 4.0.
A medida Formação + Digital é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O valor máximo de apoio concedido por beneficiário e por ano é de 750 euros, independentemente do número de candidaturas e da carga horária de cada formação.
Este valor é pago por transferência bancária, ao titular da candidatura. Só serão aprovadas candidaturas ao cheque-formação até ao limite anual orçamental, que o Governo estima que chegue a 25 mil beneficiários.
O apoio previsto na Formação + Digital não pode ser concedido se o candidato já estiver a receber co-financiamento público para a mesma formação. Também não pode ser utilizado para cumprir requisitos de formação noutros programas de apoio financiados publicamente, incluindo aqueles sob a Medida Estímulo Emprego.
Os trabalhadores interessados podem candidatar-se à Formação + Digital através do Portal IEFPOnline, preenchendo um formulário. Estas candidaturas começarão a ser recebidas a partir de setembro.
Esta medida é um valioso apoio à formação, para impulsionar o desenvolvimento profissional e melhorar as oportunidades de emprego. A iniciativa Formação Emprego + Digital representa uma excelente oportunidade de ampliar seus conhecimentos e aprimorar as suas habilidades, num cenário digital em constante evolução.
Não desperdice esta oportunidade oferecida pelo Governo para impulsionar a sua carreira e contribuir para a transformação digital do mercado de trabalho. Candidate-se e invista no seu futuro profissional!
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com