[weglot_switcher]

Logótipo, corrupção e programa governativo no arranque dos trabalhos de Montenegro

O ministro da Presidência, António Amaro Leitão, apontou as três principais decisões do Governo no primeiro Conselho de Ministros, que arrancou pelas 8h30, “menos de 12h depois de o Governo ser empossado”.
IRS Jovem
JOÃO RELVAS/LUSA
3 Abril 2024, 12h36

O novo ministro da Presidência anunciou que o Governo começou a discutir a preparação do Programa de Governo, dado querer apresentá-lo no próximo dia 10 de abril, tal como tinha sido avançado na semana passada na Assembleia da República.

“No primeiro momento de trabalho começámos por uma organização do Governo e pela preparação do Programa de Governo, que queremos apresentar à Assembleia da República no dia 10, para que possa fazer a sua discussão. Esta apresentação será antes dos prazos constitucionais”, apontou António Leitão Amaro no primeiro Conselho de Ministros do XXIV Governo Constitucional.

Amaro Leitão evidenciou que este programa será “de mudança na vida dos portugueses, será um Programa de Governo humilde e de diálogo”, tal como o seu Governo.

“Menos de cerca de 12 horas depois deste Governo ser empossado pelo Presidente da República, começamos a trabalhar num Governo de mudança para os portugueses. Um governo humilde, de diálogo, mas um Governo que se propõe em quatro anos e meio fazer uma transformação estrutural do país”, disse António Leitão Amaro.

Além do Programa de Governo, o ministro da Presidência sustentou outras duas discussões no arranque da nova legislatura: reposição do logótipo da República e combate à corrupção.

Assim, o primeiro Conselho de Ministros deste novo Governo abordou ainda o “compromisso de alterar o logótipo que representa a imagem da República Portuguesa”, algo com que já se tinha comprometido, depois de criticar a mudança efetuada pelo anterior Executivo. “Regressámos à imagem utilizada por vários Governos anteriores”.

“A reposição de símbolos essenciais da nossa identidade, história e cultura. O logótipo volta a ter a esfera armilar com escudos, quinas e castelos em que a identidade, cultura e povo português se revêem e identificam”, sustentou Amaro Leitão.

Em terceiro lugar, explica o governante, o Governo instou a “ministra da Justiça a iniciar um processo de diálogo com todos os partidos com assento parlamentar, agentes do sector e sociedade civil para promover, aprovar e adotar um pacote de medidas ambiciosas, eficazes e consensuais para combater a corrupção”.

Este é, segundo o Executivo de Luís Montenegro, o “início do trabalho do Governo que quer trazer mudança aos portugueses”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.