[weglot_switcher]

Consultora FCamara investe quase um milhão em centro brasileiro que vai apoiar Portugal

A empresa dedicada à transformação digital pretende expandir a infraestrutura para a Europa.
22 Abril 2024, 14h20

A consultora brasileira FCamara, que tem negócios em Portugal, anunciou esta segunda-feira o investimento de quase um milhão de euros na criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA) no Brasil para desenvolvimento de soluções baseadas nesta tecnologia.

A empresa especializada em projetos de transformação digital está a instalar esta infraestrutura do outro lado do Atlântico, mas tem o plano é expandi-lo para as operações na Europa, sobretudo Portugal, à medida que forem identificadas startups e outras organizações que queiram fazer parte deste ecossistema.

“Vai fortalecer a capacidade da FCamara de oferecer consultoria e serviços de alta especialização, além de servir como um hub estratégico para o desenvolvimento e implementação de soluções de ponta em IA para utilização interna ao ecossistema e também pelos nossos clientes. Sendo inicialmente no Brasil, a nossa intenção é envolver empresas portuguesas e europeias com as atividades”, garantiu o general manager da FCamara Europa, Angelo Tonin.

O Chief Information Officer (CIO) da FCamara, Joel Backschat, está encarregue de liderar a equipa deste centro, dividido em dois grupos: Research and Resolve (investigação) e Connect and Construct (execução e partilha de experiências). “O ponto forte deste centro é a capacidade de entregar soluções personalizadas”, sintetizou o CIO, acrescentando que permitirá à multinacional “utilizar esta tecnologia para transformar dados em transações tangíveis, procurar maior eficiência operacional, acelerar estratégias de negócios e desenvolver novas fontes de receita”.

Em termos mais concretos, um dos projetos nos quais a FCamara está envolvida é o melhoramento do registo e publicação de produtos em plataformas de comércio eletrónico (marketplaces). O algoritmo que se encontra em desenvolvimento pretende identificar e prevenir a duplicidade de produtos no catálogo de vendas, bem como sugerir ao utilizador modificações ou otimizações na publicação do produto para aumentar o potencial de vendas online.

Presente em Portugal desde 2022, a FCamara tem operações em Leiria e Lisboa.

Consultora brasileira sofre ajuste no contrato com Farfetch

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.