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Consumidores mais informados estão mais preparados para incerteza económica

As conclusões são do mais recente estudo da Intrum, ECPR2023, dado a conhecer por ocasião do Dia Internacional da Educação, que se assinala amanhã, dia 24 de janeiro.
23 Janeiro 2024, 19h40

Os consumidores munidos de uma sólida compreensão dos conceitos financeiros e uma gestão prudente do dinheiro estão mais bem preparados para a incerteza económica. As conclusões são do mais recente estudo da Intrum, ECPR2023, dado a conhecer por ocasião do Dia Internacional da Educação, que se assinala amanhã, dia 24 de janeiro.

De acordo com o documento, a educação e literacia financeira continua a ser um conceito crucial para manter a estabilidade financeira.

O que o estudo demonstra na prática é que “ter conhecimentos financeiros é a bússola que guia as pessoas para um futuro financeiro mais seguro e resiliente”.

“Ao mesmo tempo, este ano vemos uma diferença clara no pagamento de contas entre aqueles que têm bons conhecimentos de literacia financeira e os que não têm”, apontou o estudo da Intrum, que tem por base um inquérito realizado a mais de 20 mil cidadãos de 20 países europeus.

Quanto à crença sobre a melhoria da condição financeira, a Intrum destacou que “pouco mais de metade dos consumidores (54%) acredita que a sua situação financeira melhorará durante os próximos 12 meses, enquanto a maioria espera que a inflação se mantenha nos próximos anos”.

“Este pessimismo reflete-se nas suas perspectivas para o futuro de mais longo prazo. Cerca de sete em cada dez inquiridos (73%) acreditam que nunca ficarão ricos, por mais que trabalhem no seu emprego ou tentem poupar para o futuro”.

No que diz respeito a pagamentos em atraso, o estudo sublinhou que, “por exemplo, 41% dos consumidores carecem de conhecimentos financeiros, não pagaram uma conta no último ano. Em contraste, esta percentagem reduz-se para 19% entre aqueles com bom nível de literacia financeira”.

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