Contratou um crédito à habitação? Sabe o que é a TAEG?

À semelhança de outros produtos de crédito, a prestação do crédito habitação é composta por uma parte de amortização de capital e outra parte destinada aos encargos do crédito, nomeadamente o pagamento de juros. Na contratação deste crédito, para além do spread, o consumidor deve negociar com o banco a modalidade de taxa fixa ou variável.

Ano novo, vida nova! Conheça o essencial sobre a contratação de crédito à habitação (parte 2)

Depois de exigir a emissão da ficha de informação normalizada europeia (FINE), que apresenta as condições do empréstimo e uma simulação da evolução da prestação consoante as subidas da Euribor, o consumidor deve comparar as diferentes propostas com base na TAEG (taxa anual efetiva global), que reflete o custo total do crédito.

O que é a TAEG?

A taxa anual efetiva (TAE) substituída pela TAEG – taxa anual de encargos efetiva global – reflete de forma mais abrangente o custo total do empréstimo, incluindo os seguros necessários à sua contratação.

Desde de Janeiro 2018 que o crédito à habitação tem novas regras. Com esta alteração a taxa anual efetiva revista (TAER), que incluía os encargos decorrentes da subscrição de outros produtos bancários, contratados em troca de uma redução do spread, desapareceu. Com a TAEG, estes custos deixaram de ser contabilizados, exceto quando se trata de seguros contratados na mesma instituição bancária.

3º Passo:   Escolher entre taxa fixa ou variável.

À semelhança de outros produtos de crédito, a prestação do crédito habitação é composta por uma parte de amortização de capital e outra parte destinada aos encargos do crédito, nomeadamente o pagamento de juros. Na contratação deste crédito, para além do spread, o consumidor deve negociar com o banco a modalidade de taxa fixa ou variável.

No caso da taxa variável a prestação do crédito habitação irá variar consoante as oscilações do indexante escolhido, a Euribor – uma média das taxas de juro praticadas pelas principais instituições de crédito da área do Euro para empréstimos no mercado interbancário.

É possível o crédito habitação ser contratado tendo como indexante a Euribor a 3 meses, a 6 meses ou a 12 meses, sendo mais usual atualmente os Bancos proporem a Euribor a 6 ou 12 meses para os novos contratos.

Assim, ao contratar o crédito habitação com taxa variável, para além do spread que é contratado e vigora ao longo do contrato (caso não existam alterações contratuais), a taxa irá variar consoante as oscilações do mercado e o consumidor irá sentir ao longo do contrato ajustamentos na sua prestação. O que se refletirá num aumento ou diminuição da prestação.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Ler mais
Recomendadas

Metro de Lisboa reduz oferta de transporte nas linhas azul e amarela

O Metropolitano de Lisboa manterá o seu serviço de exploração com a oferta a 100% nas linhas verde e vermelha, continuando a operar na sua capacidade máxima disponível, sem alterações à oferta nos dias úteis.

O que devo fazer se emigrar e tiver um contrato de telecomunicações

Se o contrato previr este caso, basta referi-las à operadora, mas se tal não está expresso, pode tentar apelar à compreensão da empresa: exponha a situação por escrito e inclua comprovativos de que vai mudar de país, sendo uma alteração de circunstância em causa. Poderá ainda avançar para um julgado de paz ou centro de arbitragem de conflitos de consumo. Mas primeiro faça as contas ao que falta pagar do período de fidelização e aos custos do processo.

Parcómetros de Gaia suspensos até final de fevereiro

As empresas que gerem o estacionamento concessionado em Vila Nova de Gaia não vão cobrar parcómetros até ao final de fevereiro e será a câmara a assumir a perda de receita, divulgou hoje aquela autarquia do distrito do Porto.
Comentários