As Cooperativas de Produtores de Leite desaprovam a transferência das competências das Direções Regionais de Agricultura (DRA) para a esfera das Comissões De Coordenação e Desenvolvimento Regionais (CCDR). De acordo com a Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (FENALAC), a decisão causa perdas significativas no sector agrícola.
Em comunicado, a federação faz saber que, em Assembleia Geral reunida na última segunda-feira, aprovou por unanimidade um Voto de Desaprovação acerca desta decisão do Governo.
“Esta decisão representa, na prática, a extinção das funções efetivas das Direções Regionais de Agricultura, com prejuízos irreparáveis na atividade dos Agricultores e das suas Cooperativas”, já que o sector precisa de serviços públicos que sejam “eficazes”, de forma a mostrarem capacidade para “satisfazer as necessidades” do mesmo.
No mesmo documento, destaca-se o papel da agricultura na “melhoria dos índices económicos do país” ao longo dos últimos anos e garante-se que o sector foi “exemplar” na tarefa de disponibilizar alimentos durante a pandemia da Covid-19.
A FENALAC remeteu uma carta ao primeiro-ministro, António Costa, dando conta das suas preocupações e apela à intervenção do chefe de Governo devido àquilo que considera “um fator efetivo de perda de competitividade da agricultura”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com