Já são conhecidas as 25 melhores scale-ups (startups de rápido crescimento) de 2023. A sétima edição do relatório “Scaleup Portugal”, divulgado esta quinta-feira pela BGI – Building Global Innovators, colocou a Critical Techworks, a Powerdot e a Flaner na liderança do ano.
Em conjunto, estas 25 empresas (ver lista abaixo) encaixaram 275 milhões de euros, mais 41% do que as 25 de 2022. Porém, o aumento poderá dever-se à presença de três corporate startups no ranking. Tratam-se de subsidiárias de multinacionais do sector automóvel, que são responsáveis por 50% da receita e 45% dos postos de trabalho do Top25.
“Estas empresas injetam capital significativo e criam oportunidades de emprego, o que impulsiona a economia local. No entanto, também podem dominar determinados sectores, potencialmente ofuscando startups mais pequenas e independentes, e influenciando a dinâmica da concorrência de mercado”, comentou Cláudia Godinho, responsável da Startup Academy da BGI.
Em causa estão empresas como a Volkswagen Digital Solutions ou Tb.lx da Daimler. “Embora estimulem a inovação e o crescimento económico, podem afetar a diversidade e o equilíbrio do ecossistema empreendedor”, alertou a investigadora na área em biologia e porta-voz do BGI, que apresentou a conferência online.
Das receitas totais da amostra (700 milhões de euros), estas 25 foram responsáveis pela maioria (75% ou quase 530 milhões de euros). Quase 90% do capital levantado proveio de fundos de capital de risco e cerca de 9% de investidores individuais. França sobressaiu entre as nacionalidades dos investidores, com 68% injetado.
“Ao analisar a composição do Top 25, é possível averiguar que 48% das startups pertencem à categoria de Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC], enquanto nenhuma startup ligada às tecnologias de saúde [healthtech] integrou o Top 25”, lê-se na síntese do relatório.
Observa-se ainda que as scale-ups TIC angariaram quase 45 milhões de euros de investimento, aproximadamente o mesmo que as startups de consumo/web e significativamente menos do que as de energia limpa e indústria moderna (185 milhões de euros).
A sétima edição do “Scaleup Portugal” contou com o apoio do EIT Digital (União Europeia), da consultora Informa D&B e do polo tecnológico de Telheiras Lispolis. As 25 empresas foram escolhidas de um universo de 413 fundadas entre 2018 e 2022, sendo que o processo de seleção se baseou em critérios como: capital angariado, receitas, relação capital-receita, número de empregos criados e tempo de chegada ao mercado.
Ranking 2023
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com