A Proteção Civil colocou hoje em nível laranja todos os distritos de Portugal Continental, à exceção de Bragança, devido ao mau tempo, e voltou a pedir à população para restringir as deslocações.
“Face ao quadro meteorológico foi decidido, no Centro de Coordenação Operacional Nacional, elevar para o estado especial de nível laranja todos os distritos, com exceção de Bragança”, disse o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes.
Da Grande Lisboa à região do Alentejo passando pela região Centro, foram muitas as localidades fustigadas pelas chuvas intensas que se fizeram esta sentir esta madrugada.
O concelho de Oeiras foi um dos mais fustigados pelas fortes chuvas que caíram esta madrugada. Aqui, é possível verificar que um dos campos sintéticos anexos ao Estádio Nacional ficou totalmente submerso.
O município de Oeiras informou ainda que a baixa de Algés, a Avenida Marginal entre o Dafundo e Algés, a estrada 117 que liga Queluz de Baixo a Carnaxide e a N250 entre Barcarena e Queijas estavam intransitáveis.
Olhem o campo do jamor😭 pic.twitter.com/ImgJ0HB2OO
— 🌜🤝🌛 (@fodasnomedisto) December 13, 2022
A Baixa de Algés, no concelho de Oeiras, esteve esta terça-feira de manhã “intransitável” devido às fortes chuvas registadas durante a noite
Algés, esta noite pic.twitter.com/wxjhUHtCtZ
— AFN1982 (@AFN1982) December 13, 2022
Os planos de cheias das bacias do Douro e do Tejo foram elevados para o nível amarelo, segundo a Proteção Civil, que alerta ainda para a possibilidade de cheias em vários outros rios e ribeiras do continente.
De resto, é possível ver neste vídeo um panorama de como estava o caudal do Tejo esta terça-feira junto ao Castelo de Almourol, situado numa ilhota (a meio do Rio Tejo) no município de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém.
A região do Alentejo tem sido das mais fustigadas pelo mau tempo esta terça-feira, sendo que, de acordo com o “Correio da Manhã”, que ouviu o comandante-geral da Proteção Civil de Portalegre, algumas estradas do distrito de Portalegre encontram-se “destruídas” ou “temporariamente cortadas”. Das 60 ocorrências registadas, 45 são cortes de estrada causados precisamente devido à “transposição dos caudais”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com