[weglot_switcher]

Da Grande Lisboa à região Centro passando pelo Alentejo. Veja as imagens de um país submerso

Da Grande Lisboa à região do Alentejo passando pela região Centro, foram muitas as localidades fustigadas pelas chuvas intensas que se fizeram esta sentir esta madrugada. Veja algumas das imagens mais impressionantes partilhadas ao longo do dia nas redes sociais.
13 Dezembro 2022, 15h58

A Proteção Civil colocou hoje em nível laranja todos os distritos de Portugal Continental, à exceção de Bragança, devido ao mau tempo, e voltou a pedir à população para restringir as deslocações.

“Face ao quadro meteorológico foi decidido, no Centro de Coordenação Operacional Nacional, elevar para o estado especial de nível laranja todos os distritos, com exceção de Bragança”, disse o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes.

Da Grande Lisboa à região do Alentejo passando pela região Centro, foram muitas as localidades fustigadas pelas chuvas intensas que se fizeram esta sentir esta madrugada.

O concelho de Oeiras foi um dos mais fustigados pelas fortes chuvas que caíram esta madrugada. Aqui, é possível verificar que um dos campos sintéticos anexos ao Estádio Nacional ficou totalmente submerso.

O município de Oeiras informou ainda que a baixa de Algés, a Avenida Marginal entre o Dafundo e Algés, a estrada 117 que liga Queluz de Baixo a Carnaxide e a N250 entre Barcarena e Queijas estavam intransitáveis.

A Baixa de Algés, no concelho de Oeiras, esteve esta terça-feira de manhã “intransitável” devido às fortes chuvas registadas durante a noite

Os planos de cheias das bacias do Douro e do Tejo foram elevados para o nível amarelo, segundo a Proteção Civil, que alerta ainda para a possibilidade de cheias em vários outros rios e ribeiras do continente.

De resto, é possível ver neste vídeo um panorama de como estava o caudal do Tejo esta terça-feira junto ao Castelo de Almourol, situado numa ilhota (a meio do Rio Tejo) no município de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém.

 

A região do Alentejo tem sido das mais fustigadas pelo mau tempo esta terça-feira, sendo que, de acordo com o “Correio da Manhã”, que ouviu o comandante-geral da Proteção Civil de Portalegre, algumas estradas do distrito de Portalegre encontram-se “destruídas” ou “temporariamente cortadas”. Das 60 ocorrências registadas, 45 são cortes de estrada causados precisamente devido à “transposição dos caudais”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.