[weglot_switcher]

De Rúben Amorim a Paulinho passando por Nuno Mendes. Os números do Sporting CP campeão (com áudio)

Começou com 3% de preferências dos apostadores e termina a temporada como campeão. Os ‘leões’ comandados por um dos treinadores mais caros da história do futebol europeu exibem vários números que merecem análise. Conheça alguns dos dados do novo campeão nacional.
  • 5 – Nuno Mendes
11 Maio 2021, 22h35

O Sporting CP precisou apenas de investir 28,85 milhões de euros para conquistar um título que já lhe fugia há 19 anos. Socorrendo-se sobretudo do mercado nacional e com grande preponderância de jogadores portugueses (em várias partidas chegou a atuar com oito portugueses no onze inicial), o clube de Alvalade integrou vários juniores no plantel, sendo que Nuno Mendes acabou por evoluir até se tornar o jogador mais valioso do atual campeão nacional.

Conheça os números que marcam o percurso do Sporting CP no dia da conquista do título nacional.

185,10 milhões de euros

Após a última atualização da avaliação de plantéis profissionais de futebol, o site Transfermarkt avaliou o plantel ‘verde e branco’ em 185,10 milhões de euros. Nuno Mendes, avaliado em 25 milhões de euros, é o jogador mais valioso do plantel e no extremo oposto, João Pereira é o futebolista com uma avaliação mais modesta: 300 mil euros.

28,85 milhões de euros

De acordo com o site Transfermarkt, este foi o montante investido pelo Sporting CP para esta época desportiva, o segundo maior investimento desta temporada atrás do valor recorde investido pelo SL Benfica: 105 milhões de euros.

47,50 milhões de euros

Este foi o valor das vendas do Sporting CP esta temporada. O médio brasileiro Wendel, transferido para os russos do Zenit de São Petersburgo, foi a venda mais cara do clube esta época: 20,30 milhões de euros. O ala esquerdo argentino Marcus Acuña, que rumou a Sevilha por 11,25 milhões de euros, foi o segundo futebolista que mais recheou as contas do clube.

16 milhões de euros

A época de 2020/21 marcou o recorde de transferências em Alvalade com a chegada do avançado português Paulinho, vindo do Sporting de Braga por 16 milhões de euros. O anterior recorde pertencia ao avançado holandês Bas Dost que, em 2016, chegou ao Sporting CP proveniente do Wolfsburgo por 11,85 milhões de euros.

36,7 milhões de euros

O Sporting CP é o décimo clube europeu cujo plantel teve uma maior valorização nos últimos 12 meses, de acordo com estudo divulgado em fevereiro deste ano pela consultora KPMG. De acordo com a KPMG, o plantel do Sporting CP teve uma valorização de 36,7 milhões de euros desde fevereiro de 2020, tendo atualmente um valor total de 163 milhões de euros.

3% de preferências

Com o título cada vez mais próximo, o Sporting CP desafiou as probabilidades e ultrapassou os mais diretos adversários na primeira liga portuguesa. No inicio da temporada, os ‘leões’ reuniam apenas 3% das preferências dos apostadores portugueses, uma percentagem muito inferior aos 66% do SL Benfica e aos 54% do FC Porto, segundo os dados divulgados pela Solverde.

25 milhões de euros

O defesa-esquerdo português, Nuno Mendes, foi dos jogadores do plantel do Sporting CP que mais valorizou e tornou-se mesmo o jogador mais valioso na Europa na sua posição e com 18 anos. Em setembro de 2020, o jogador da formação dos ‘leões’ valia 7 milhões de euros, e na última atualização, essa avaliação passou para 25 milhões de euros, de acordo com o site Transfermarkt.

2,5 milhões de euros

De acordo com o jornal “A Bola”, toda a estrutura do futebol profissional do Sporting CP vai atribuir um prémio a rondar os 2,5 milhões de euros após a conquista do título de campeão nacional. Esta verba será distribuída a jogadores, equipa técnica e restante staff.

10 milhões de euros

Rúben Amorim, de 36 anos, sucedeu a 5 de março de 2020 a Silas, tendo, na altura, sido contratado pelos ‘leões’ ao Sporting de Braga, por 10 milhões de euros. O Sporting é o terceiro clube que Rúben Amorim treina, depois de uma curta passagem em 2018/19 pelo Casa Pia (Campeonato de Portugal), do qual saiu, castigado pelo Conselho de Disciplina [decisão mais tarde revogada pelo Tribunal Arbitral do Desporto], por ter, alegadamente, dado indicações enquanto treinador estagiário. O técnico português tem contrato até 2024.

26,3%

De acordo com o mais recente estudo do CIES – Observatório do Futebol, o Sporting CP é o clube português que mais aposta na formação (em jogadores que entre os 15 e os 21 anos tenham estado pelo menos três épocas nos clubes) com uma percentagem de 26,3% e na 67.ª posição no ranking absoluto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.