[weglot_switcher]

DECO PROteste lança plataforma para apoiar eficiência energética em Portugal

‘Renovar Casa’, assim se chama a plataforma, funciona como um balcão único de aconselhamento energético, fornecendo informações essenciais para que os consumidores possam iniciar o processo de renovação das suas habitações e tomar decisões informadas, esclarece a DECO PROteste.
13 Maio 2025, 19h50

Nos últimos anos, o aumento dos preços da energia tem causado uma pobreza energética generalizada na Europa, afetando milhões de consumidores. Em resposta a esta situação, a DECO PROteste, em parceria com o Bureau Veritas, o INEGI e a NOVA FCT, integrou o projeto europeu HORIS, desenvolvendo em Portugal a plataforma ‘Renovar Casa’.

Esta iniciativa funciona como um balcão único de aconselhamento energético, fornecendo informações essenciais para que os consumidores possam iniciar o processo de renovação das suas habitações e tomar decisões informadas, esclarece a DECO PROteste.

De acordo com o comunicado, a plataforma ‘Renovar Casa’ oferece conselhos técnicos, jurídicos e financeiros, além de informações sobre medidas sustentáveis de reabilitação, como a instalação de painéis solares, bombas de calor e janelas eficientes. Também inclui orientações sobre medidas rápidas, isolamento, ventilação, eletricidade, climatização e água.

Uma funcionalidade importante da plataforma é o Assistente de Renovação, diz a mesma nota, que fornece informação personalizada sobre apoios financeiros públicos e privados disponíveis para a renovação habitacional.

Após responder a algumas perguntas, os utilizadores recebem sugestões específicas de eficiência energética e energias renováveis, bem como uma lista de profissionais qualificados e de confiança para realizar as melhorias identificadas, salienta a DECO PROteste.

Mariana Ludovino, porta-voz da DECO PROteste, sublinha a importância da plataforma, afirmando que, embora muitos cidadãos reconheçam os benefícios da renovação das casas, como a redução de custos de energia e a melhoria do conforto, muitos não sabem por onde começar.

A ferramenta ‘Renovar Casa’ oferece uma solução integrada, ligando os utilizadores a uma rede de profissionais certificados e apresentando informações sobre os aspetos legais e regulamentares envolvidos no processo de renovação, acrescenta.

O projeto HORIS, financiado pelo programa LIFE da União Europeia, permitiu à DECO PROteste e a outras organizações europeias desenvolverem, em colaboração com centros de investigação, universidades e entidades certificadoras, três plataformas digitais que visam simplificar o processo de renovação habitacional.

A DECO PROteste lembra que estas plataformas disponibilizam aos consumidores toda a informação necessária para iniciarem as suas renovações e tomarem decisões informadas, sublinha a DECO PROteste.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.