Democratas do Senado estão a ameaçar bloquear um pacote de financiamento governamental depois de um agente federal ter morto um homem em Minneapolis no sábado, podendo provocar uma nova paralisação do governo no final da semana.
Em causa está a morte de Alex Pretti, um enfermeiro de 37 anos, em Minneapolis, no sábado, durante uma operação de fiscalização de imigração no Minnesota. De acordo com o Washington Post as autoridades federais alegaram que Alex Pretti terá abordado os agentes com uma arma e resistiu às tentativas de o desarmar, enquanto que vídeos mostram agentes federais a rodear Alex Pretti, derrubando-o no chão, e disparando sobre este depois deste se ter tentado levantar.
O episódio teve uma reação negativa por parte de democratas, que devem votar na próxima semana um projeto bipartidário que financiaria a maior parte do governo federal, refere o Washington Post.
Para além de Alex Pretti existiram mais dois tiroteios que envolveram agentes federais em Minneapolis este mês: em causa estão os casos da morte a tiro de Renée Good e o baleamento de Julio Cesar Sosa-Celis na perna enquanto este tentava fugir da prisão, de acordo com os agentes federais.
Os democratas defendem que não podem votar a favor de legislação que mantivesse o financiamento do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla norte-americana) sem alterações na forma como a agência opera, salienta o Washington Post.
O líder da minoria no Senado, Charles E.Schumer, considerou “revoltante” o que está a acontecer no Minnesota, citado pelo Washington Post, acrescentando que o projeto do Departamento de Segurança Interna “é lamentavelmente inadequado para conter os abusos” do ICE.
“Os senadores democratas não fornecerão os votos necessários para a aprovação do projeto de lei de dotações orçamentais se o projeto de lei de financiamento do Departamento de Segurança Interna for incluído”, afirmou Charles E.Schumer, citado pelo Washington Post.
A legislação que será votada no Senado inclui seis projetos de lei de financiamento governamental que abrangem várias agências. Para o Departamento de Segurança Interna estão previstos 64,4 mil milhões de dólares onde se inclui 10 mil milhões de dólares ao ICE. De acordo com os Washington Post os representantes do senado norte-americano poderiam separar o projeto de lei referente ao Departamento de Segurança Interna dos restantes projetos de lei, documentos que possuem um apoio bipartidário mais forte.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com