O primeiro abastecimento de medicamentos hospitalares no âmbito do novo regime de dispensa em proximidade, que visa transferir produtos de saúde atualmente dispensados em meio hospitalar para farmácias comunitárias, arrancou ontem, dia 5 de dezembro.
A entrega foi realizada por um distribuidor farmacêutico associado da ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos, numa farmácia da região do Grande Porto. Os medicamentos serão dispensados à comunidade pela primeira vez já hoje, marcando a implementação deste novo regime.
A fase inicial do projeto envolve oito Unidades Locais de Saúde e tem como objetivo avaliar todo o processo entre as entidades envolvidas. Durante esta fase, cada hospital pode referenciar até cinco utentes, com a expectativa de que o sistema seja implementado a nível nacional a partir de 1 de janeiro de 2025, beneficiando até 200 mil utentes.
Nuno Flora, Presidente Executivo da ADIFA, expressou otimismo com este primeiro abastecimento, destacando a preparação dos distribuidores farmacêuticos de serviço completo para otimizar o acesso aos medicamentos. Ressaltou ainda a importância desse novo sistema para garantir um serviço confiável, seguro e eficiente em prol da saúde pública.
Os distribuidores farmacêuticos desempenham um papel crucial na exequibilidade deste sistema, assegurando o armazenamento, transporte e entrega de medicamentos hospitalares em conformidade com o novo quadro regulatório e boas práticas, garantindo que todos os produtos de saúde sejam abastecidos nas melhores condições.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com