[weglot_switcher]

Dívida pública em abril cai para os 272,7 mil milhões, depois do pico em março (com áudio)

O indicador referente à dívida pública nacional diminuiu em relação ao máximo registado em março e deverá continuar esta trajetória, de forma a atingir o rácio apontado pelo Governo para o final deste ano, que se situa nos 128% do PIB.
1 Junho 2021, 11h16

A dívida pública portuguesa diminuiu ligeiramente para os 272,7 mil milhões de euros em abril, de acordo com a nota estatística do Banco de Portugal publicada esta terça-feira.

O indicador cai assim ligeiramente, isto depois de se ter verificado um novo máximo histórico no mês de março, quando o valor ascendeu aos 275,3 mil milhões de euros. Na altura, este valor representava igualmente um novo pico no rácio da dívida com o PIB, ao ascender aos 137,1%.

A redução da dívida no passado mês de abril deveu-se sobretudo à queda ao nível dos títulos, que diminuíram 2,47 mil milhões de euros. Adicionalmente, também os empréstimos contribuíram para a variação negativa do indicador, ao contraírem 74 milhões de euros.

Em sentido inverso, a rubrica dos depósitos e numerário cresceu 5 milhões de euros, sendo o único instrumento a apresentar uma variação positiva no período em análise.

A trajetória deverá manter-se nos próximos meses, de acordo com as previsões do Governo, que aponta para um rácio de 128% do PIB no final do ano. Para tal objetivo, importa também salientar o contributo que deverá dar o crescimento do PIB, para  qual se espera uma aceleração na segunda metade deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.