[weglot_switcher]

Dom Pedro e Arrow Global assinam acordo de parceria estratégica com aquisição no horizonte

O Jornal Económico sabe que houve negociações com vista à aquisição de algumas unidades hoteleiras do grupo Dom Pedro por parte do fundo da Arrow. No entanto, confrontada, a Norfin – que tem a gestão e desenvolvimento do projeto – respondeu “que se trata de uma parceria estratégica” e que “por enquanto, não prestaremos mais esclarecimentos”.
13 Fevereiro 2023, 14h01

O grupo Dom Pedro e a Arrow Global, através da sua participada Norfin Serviços, assinaram um acordo de parceria estratégica com vista à gestão e exploração de ativos hoteleiros e turísticos e ao investimento no desenvolvimento de novos projetos hoteleiros e de imobiliária turística, no Algarve e Madeira.

“O acordo assinado tem como objetivo potenciar sinergias, de modo a criar condições para viabilizar a concretização de novos investimentos na renovação de ativos e no lançamento de novos Empreendimentos Turísticos em Vilamoura”, diz a Norfin em comunicado.

A parceria estratégica entre os dois grupos foi assinada na passada semana, estando a conclusão do acordo e o início da respetiva implementação dependentes das habituais condições de mercado, previstas para o fim do primeiro semestre de 2023.

O grupo Dom Pedro conta com uma carteira de sete unidades hoteleiras em Portugal, das quais uma em Lisboa (5 estrelas), quatro no Algarve (4 estrelas) e dois na Madeira, cinco campos de golfe de 18 buracos em Vilamoura, Loulé e explora uma concessão de praia na Praia de Vilamoura, que integra o Restaurante Búzios.

Atualmente, está envolvido na promoção e desenvolvimento do Empreendimento de Apartamentos Turísticos Dom Pedro Residences, que, nas suas duas fases, disponibilizará 166 Unidades de tipologias T2 e T4 para comercialização e exploração turística.

Há um ano, em entrevista ao Jornal Económico (JE), Marco Freire, CEO da Whitestar Asset Solutions, admitiu que o grupo Arrow Global (que detém a Whitestar, a Norfin e participa no Fundo da Arrow Global que adquiriu o Vilamoura World) viesse a fazer aquisições em Portugal, incluindo através da compra de ativos hoteleiros.

Quando questionado sobre se o grupo Arrow prevê crescer através de outras aquisições em Portugal, Marco Freire disse que o fundo da Arrow “fará brevemente uma aquisição de um operador hoteleiro de média dimensão e português, com maior enfoque na zona do Algarve e que vai permitir aqui alguma consolidação nesse segmento a partir de Vilamoura e de outras aquisições que já fizemos também na região”.

O JE sabe que houve negociações com vista à aquisição de algumas unidades hoteleiras do Grupo Dom Pedro por parte do fundo da Arrow. No entanto, confrontada, a Norfin – que tem a gestão e desenvolvimento do projeto – respondeu “que se trata de uma parceria estratégica” e que “por enquanto, não prestaremos mais esclarecimentos”.

Stefano Saviotti, chairman do grupo Dom Pedro afirma no comunicado “estar certo de que o grupo Dom Pedro encontrou os parceiros ideais para valorizar os ativos do grupo e para desenvolver, em conjunto, várias ideias e projetos que tornarão Vilamoura, no Algarve, e também a Madeira, destinos ainda mais atrativos e competitivos a nível europeu e mundial”.

“Estamos muito entusiasmados com esta parceria, que vai contribuir para o crescimento destas regiões, trazendo os mais elevados padrões de qualidade na oferta de serviços hoteleiros e turísticos”, acrescenta por sua vez, na mesma nota, Francisco Sottomayor, CEO da Norfin Serviços.

Do acordo de parceria faz parte o investimento na renovação e reposicionamento de alguns dos hotéis do Grupo Dom Pedro, assim como na melhoria das condições de jogo dos 5 campos de golfe de Vilamoura, um dos melhores destinos de golfe turístico da Europa Continental.

A Norfin é parte do grupo Arrow Global e tem aproximadamente 1,5 mil milhões de euros de ativos sob gestão direta em fundos ou sociedades veículo de capital institucional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.