A Liberty Media Corporation, detentora da Fórmula 1, comprou 86% da Dorna, empresa que organiza o MotoGP, por um total de 3,5 mil milhões de euros. A informação foi oficializada esta segunda-feira pelo grupo norte-americano em comunicado.
Contudo, este negócio vai representar um valor empresarial para a Dorna Sports de 4,2 mil milhões de euros.
O acordo deverá ser finalizado até ao final deste ano, uma vez que está sujeito à aprovação da autoridade da concorrência. Só quando a concorrência der luz verde é que o MotoGP passa a pertencer, oficialmente, à dona da Fórmula 1.
A Dorna, grupo que já possui os direitos dos campeonatos de Moto2, Moto3, MotoE e Superbike, vai continua a atuar de forma independente e a manter a sua sede em Madrid. Segundo o anúncio, Carmelo Ezpeleta vai continuar no cargo de CEO da Dorna.
Greg Maffei, CEO e presidente da Liberty Media, refere que se trata “de um campeonato global, com uma falange de adeptos leal e entusiasta, com lutas fascinantes e uma capacidade de movimento financeiro elevada. Carmelo Ezpeleta e a sua equipa criaram um grande espetáculo desportivo que poderemos expandir para uma audiência global”.
Por sua vez, Carmelo Ezpeleta salienta estar “orgulhoso por ver o nosso crescimento global e esta transação é o testemunho do valor que o desporto tem e o seu potencial de crescimento”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com