[weglot_switcher]

Economia portuguesa cresceu 1,4% no primeiro trimestre

O contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu no primeiro trimestre, verificando-se uma desaceleração do Investimento e do consumo privado, avançou o INE esta terça-feira.
30 Abril 2024, 09h38

O Produto Interno Bruto (PIB) português evoluiu 1,4% no primeiro trimestre de 2024, de acordo com números avançados pelo INE esta terça-feira.

A autoridade estatística nacional revela que “o contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu no primeiro trimestre” e ainda que se verificou uma “desaceleração do Investimento e do consumo privado”.

De acordo com os dados revelados esta terça-feira, o contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi praticamente nulo, após ter sido positivo no trimestre anterior. Assim, as exportações de bens e serviços em volume desacelerado e as importações de bens e serviços aceleraram de forma ligeira.

Quando comparados estes números com os dados referentes ao quarto trimestre de 2023, o PIB denotou um aumento de 0,7% em volume, uma taxa semelhante àquela que foi observada no trimestre anterior.

“O contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB passou a positivo no 1º trimestre, refletindo a desaceleração das importações de bens e serviços mais acentuada que a das exportações de bens e serviços”, destaca o INE.

Esta entidade denota que “o contributo positivo da procura interna diminuiu, observando-se uma redução do investimento e uma aceleração do consumo privado”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.