[weglot_switcher]

EDP avança com dois projetos de descarbonização, dos EUA a Singapura

A energética vai construir instalações que vão substituir a utilização do gás, do carvão e do gasóleo por energias renováveis em comunidades dos EUA e de Singapura.
24 Novembro 2023, 16h27

Um projeto solar da EDP nos Estados Unidos da América vai tornar disponível energia limpa a 36,7 mil habitantes de uma comunidade. Do outro lado do mundo, outro sistema vai permitir à população de uma ilha no norte de Singapura trocar o consumo anual de mais de 100 mil litros de gasóleo por energia renovável.

O primeiro caso consiste na instalação de um projeto solar com 23 MWp que vão permitir a transição energética na vida daquelas pessoas, que ainda depende do gás e do carvão para poderem ter eletricidade nas suas casas. O segundo corresponde a uma ilha cuja micro-rede tem 10 anos de idade e é responsável, todos os anos, por emissões de 260 mil quilogramas de CO2.

à informação é divulgada em comunicado pela energética, que assim amplia o seu portfólio ligado a energias verdes. De resto, a EDP vai levar estes e outros projetos à COP28, que vai ter lugar no Dubai, onde pretende demonstrar a utilidade, no mercado internacional, deste tipo de soluções. Através das mesmas, é possível descarbonizar a economia, de forma a promover as energias renováveis.

O presidente executivo do grupo EDP, Miguel Stilwell d’Andrade, deixou claro que não quer parar por aqui e sublinhou que “será necessário direcionar mais ações e investimentos para acelerar a transição energética e garantir os objetivos do Acordo de Paris”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.