[weglot_switcher]

EDP tem um milhão de euros para financiar projetos de acesso a energia renovável em África

As candidaturas ao concurso duram até dia 29 de maio e os projetos vencedores vão receber um financiamento equivalente a 50 a 75%, com um valor máximo de 150 mil euros.
29 Abril 2024, 16h50

A EDP lançou mais uma edição do fundo A2E (Access to Energy), com o objetivo de selecionar e financiar, com um milhão de euros os “melhores projetos de acesso a energia renovável” em comunidades de Moçambique, Nigéria, Maláui, Quénia e Ruanda.

A dotação total do fundo vai dividir-se por vários projetos, entre 50 e 150 mil euros para cada um. Simultaneamente, o fundo garante um máximo de 75% dos custos reais totais, no caso de organizações sem fins lucrativos, ou até 50% dos custos para entidades com fins lucrativos.

Em comunicado, a empresa faz saber que estão em causa estão os “elevados níveis de exclusão energética” que se vivem naqueles Estados. Neste contexto, pretende-se “apoiar soluções energéticas sustentáveis que contribuam para uma transição justa e inclusiva em comunidades de regiões mais isoladas e vulneráveis”, pode ler-se.

As candidaturas abriram esta segunda-feira e duram até ao dia 29 de abril, sendo que a lista de projetos vencedores vai ser divulgada no último trimestre de 2024. Os critérios de avaliação das candidaturas incidem sobre fatores como o impacto social, parcerias, sustentabilidade, potencial de expansão ou viabilidade técnica e financeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.