[weglot_switcher]

EDPR inaugura no Brasil complexo renovável com capacidade para abastecer 1,5 milhões de pessoas

Este é o maior complexo renovável da empresa e vai ficar localizado no estado do Rio Grande do Norte que fica no nordeste do país.
9 Fevereiro 2023, 15h30

A EDP Renováveis (EDPR) inaugurou no Brasil o seu maior complexo renovável, que conta com um total de 14 centrais eólicas com uma capacidade instalada total de 580 megawatts (MW).

Localizado no estado do Rio Grande do Norte, o projeto inclui as centrais de Verde I-VI, Boqueirão I-II e Jerusalém I-VI com capacidade para produzir energia suficiente para abastecer mais de 1,5 milhões de pessoas por ano, com as suas 138 turbinas eólicas.

A empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade conta com mais de um gigawatt de potência renovável no Brasil.

“A EDP Renováveis está orgulhosa por poder inaugurar os parques eólicos de Boqueirão, Jerusalém e Monte Verde, contribuindo de forma decisiva para aproveitar o potencial energético do Rio Grande do Norte, um estado que tem impulsionado a produção eólica nos últimos anos. Vamos continuar a acompanhar a aceleração das energias renováveis no Brasil, tendo em desenvolvimento no país mais de 7 GW em energia eólica e solar, que esperamos colocar em operação já nos próximos anos”, disse em comunicado Duarte Bello, administrador executivo da EDP Renováveis para a Europa e América Latina.

A EDPR diz que “será evitada a emissão de mais de um milhão de toneladas de CO2 por ano” com este projeto.

Durante a construção foram “criados mais de três mil postos de trabalho” e mais de “80 empregos fixos para a operação e manutenção dos parques”. “A EDP Renováveis desenvolveu também projetos de responsabilidade social na região com impacto positivo em pelo menos 700 habitantes, ao promover a formação e qualificação de cidadãos e fornecendo condições para melhorar a economia local. A empresa dinamizou também naquele Estado o seu programa Keep it Local, oferecendo cursos especializados em energias renováveis a mais de 40 habitantes, com o objetivo de aumentar o emprego em zonas rurais”, segundo o comunicado da elétrica.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.