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Elétrica em Espanha cobra mais aos clientes pelo apagão

Comercializadoras em Espanha já cobravam uma taxa sobre o apagão a empresas e indústrias, mas agora está a chegar às famílias, por a Red Elétrica estar a dar prioridade ao gás natural, que é mais caro do que as renováveis.
9 Junho 2025, 11h57

Uma comercializadora de eletricidade em Espanha já está a cobrar mais aos seus clientes pelo apagão ibérico de 28 de abril.

A Gana Energia, que pertence à Repsol, tem estado a informar os seus clientes domésticos sobre a aplicação de uma taxa de 6% para comportar custos adicionais.

Estes custos são justificados pelas imposições feitas pela Red Elétrica com a justificação de que a rede precisa de mais segurança para operar depois do apagão.

No exemplo noticiado pelo “Cinco Dias”, o recibo anual vai subir 73 euros, de 1.145 euros para 1.218 euros.

As comercializadoras já aplicam esta taxa a pequenas e médias empresas e clientes industriais, mas agora as famílias passaram a ser incluídas.

A justificação? Espanha está a consumir mais gás natural para produzir eletricidade, que é mais caro, e menos renováveis, que são mais baratas.

O resultado? “Um aumento importante dos custos técnicos do sistema, especialmente nos chamados serviços de ajuste. Um custo que todas as comercializadoras – também nós – devemos pagar à Red Elétrica”, segundo a fatura mensal da companhia.

As comercializadoras independentes em Espanha têm estado a criticar as medidas tomadas pela Red Elétrica, considerando que o custo extra poderá ascender a milhares de milhões de euros.

Os 10 milhões de consumidores das tarifas reguladas já estão a pagar um extra, com mais 4 euros, e que deverá cehgar aos restantes 20 milhões de consumidores.

O Governo espanhol chamou a medida de “antibiótico de grande espetro”.

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