[weglot_switcher]

Equipas portuguesas faturaram 1,2 mil milhões em vendas para Inglaterra desde 2014

O futebol português faturou 3,9 mil milhões em 10 anos. Deste valor, mais de 90% é dinheiro que chega de clubes estrangeiros, em particular ingleses, que pagaram perto de um terço do total.
11 Março 2024, 17h28

As equipas inglesas têm um peso de quase um terço no dinheiro recebido pelas equipas portuguesas em transferências de jogadores. Nos últimos dez anos, o futebol português acumulou 1,2 mil milhões de euros em vendas para clubes ingleses.

As contas foram feitas pelo Observatório do Futebol (CIES), que acrescenta que o valor corresponde a 30% das vendas das equipas lusas.

Seguiram-se as vendas para Espanha (752 milhões de euros, 19%) e França (508 milhões, 13%). O mercado doméstico nacional tem um peso substancialmente mais reduzido neste capítulo (342 milhões, 9%).

Ao todo, as equipas portuguesas geraram, entre 2014 e 2023, 3,923 mil milhões de euros em vendas, o que só as coloca atrás dos cinco países que contemplam as cinco mais importantes ligas do futebol europeu (Inglaterra, Itália, França, Espanha e Alemanha).

Do valor total em vendas, 3.581 milhões de euros chegam do estrangeiro. Trata-se de um peso de 91% nas vendas, sendo que só Áustria, Ucrânia e Dinamarca registam, também em termos relativos, maior volume de vendas para o estrangeiro sobre o valor total em vendas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.