A inflação e o aumento dos preços dos alimentos tornaram-se uma dor de cabeça para as famílias espanholas, algo que as fez procurar novas alternativas, como atravessar a fronteira para comprar azeite em Portugal, segundo o “El Economista”.
Este é o caso de Ángel Acosta, que percorre 70 quilómetros para comprar azeite e outros produtos em Portugal, a partir de Villavieja de Yeltes, em Salamanca.
Outro exemplo é o de Rubén Alonso e a mulher, de Ciudad Rodrigo, que percorrem os 30 quilómetros que separam a sua casa de Vilar Formoso, em Portugal, para comprar não só azeite, mas outros produtos básicos. Consideram que itens essenciais, como leite ou água, são mais baratos.
Vizinhos de ambos os lados da linha têm cruzado toda a vida nos dois sentidos, em busca da melhor oferta.
O preço médio do litro de azeite virgem extra em seis grandes cadeias de distribuição espanholas, segundo um inquérito da Facua, passou de 6,91 euros no início do ano para 10,34 euros em setembro. Enquanto, em Portugal, que também não é estranho à inflação, no mesmo período os preços passaram de 5,65 para 6,22 euros por litro.
Nas lojas portuguesas, o azeite virgem extra pode ser adquirido por 7,20 euros, em garrafas de cinco litros, enquanto nos supermercados espanhóis custa cerca de dez euros. Este valor pode ser ainda mais elevado consoante as marcas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com