[weglot_switcher]

Espanhola eDreams Odigeo avança com redução de capital em várias fases

Na Assembleia Geral de hoje, realizada em Madrid, os acionistas autorizaram a primeira fase deste programa, que consiste numa redução de capital, que será executada de imediato. Tal implica a amortização de 2.980.000 ações (2,98 milhões de ações), representando aproximadamente 2,33% do capital social da eDreams Odigeo, com um valor nominal de 0,10 euros cada.
9 Julho 2025, 12h02

A eDreams Odigeo, principal plataforma de subscrição de viagens online do mundo e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, anunciou hoje que a sua Assembleia Geral Anual de Acionistas aprovou as propostas de resolução para a redução de capital em várias fases, com o objetivo de aumentar o valor das ações para os acionistas e otimizar a sua estrutura de capital.

Na Assembleia Geral de hoje, realizada em Madrid, os acionistas autorizaram a primeira fase deste programa, que consiste numa redução de capital, que será executada de imediato. Tal implica a amortização de 2.980.000 ações (2,98 milhões de ações), representando aproximadamente 2,33% do capital social da eDreams Odigeo, com um valor nominal de 0,10 euros cada uma. Estas ações foram originalmente adquiridas pela empresa no âmbito do programa de recompra anunciado a 19 de novembro de 2024 e já executado.

Para além disso, os acionistas presentes na AG também concederam ao Conselho de Administração autorização para futuras reduções de capital adicionais de até 9.000.000 de ações (nove milhões de ações), através de três reduções de capital distintas de até 3.000.000 de ações (três milhões) cada (à data da aprovação, aproximadamente 2.35% do capital social da empresa em cada redução de capital). O que “visa proporcionar flexibilidade estratégica e permitir a criação sustentada de valor para os acionistas”, diz a plataforma em comunicado.

Cada redução de capital poderá ser aprovada pelo Conselho de Administração e executada com base nas condições de mercado e nas prioridades estratégicas dos próximos meses.

O principal objetivo destas reduções de capital é aumentar o lucro por ação, contribuindo diretamente para a criação de valor para os acionistas da empresa.

David Elizaga, Chief Financial Officer da eDreams Odigeo, explicou que “esta estratégia de redução de capital em várias fases demonstra de forma inequívoca o nosso empenho contínuo em proporcionar valor aos nossos acionistas”.

“Ao tirar partido da sólida e crescente geração de dinheiro do nosso modelo de subscrição líder, estamos a melhorar continuamente a nossa estrutura de capital e a impulsionar diretamente os retornos para os acionistas através dos nossos programas de recompra de ações, e agora também através do resgate de ações. A aprovação de todas as resoluções apresentadas na AG valida ainda mais a nossa orientação estratégica e a confiança que os acionistas depositaram na nossa visão e capacidade de execução”, refere.

A primeira redução de capital que foi hoje aprovada deverá ser formalizada e tornada efetiva assim que estejam concluídos os procedimentos legais e administrativos necessários, explica a empresa.

As restantes reduções de capital social podem ser executadas pelo Conselho de Administração nos termos autorizados pela Assembleia Geral Anual (AGA) e pela regulamentação aplicável. “Esta abordagem abrangente à redução de capital foi um dos vários pontos votados na AGA, tendo todos eles sido aprovados pelos acionistas, demonstrando apoio à direção estratégica e gestão da eDO”, refere a empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.